Hoje em dia os ataques não param de aumentar. Como tal, recebemos mais mensagens de texto de spam ou com esquemas perigosos num dia do que mensagens verdadeiras. Entretanto no meio disto tudo abrir uma única ligação incorrecta pode dar origem a muitos problemas. Assim quando aparecem mensagens de texto perigosas temos mesmo de ter algum cuidado.
Verifique as informações do remetente
A primeira coisa que tem de fazer quando recebe uma mensagem de texto com uma hiperligação suspeita é verificar quem a enviou. Se for de um número desconhecido, de um código curto de SMS pouco claro ou de um código internacional inesperado, é um sinal de alerta. Se for um número estranho, pode utilizar uma aplicações de identificação de chamadas como o Truecaller para ver se está ligado a burlões ou a uma empresa real.
Verifique também se a mensagem faz sentido no contexto. Se afirma ser de um serviço que utiliza, o número deve corresponder ao que está listado no seu site – as empresas legítimas não enviam mensagens de texto de números aleatórios.
Utilize também um pouco de senso comum. Afinal não deveria estar a receber convites para entrevistas de empresas às quais nunca se candidatou, ou inquéritos de avaliação de serviços de entrega que não utilizou.
Procure sinais de alerta no texto e no URL
Antes de pensar em clicar no link de uma mensagem de texto de um número estranho, inspeccione cuidadosamente a mensagem e o URL. O primeiro pormenor que deve verificar é se utilizaram tácticas de urgência ou de pressão. Quando vê frases como “A sua conta será suspensa em 24 horas” ou “Clique agora ou perca esta oferta”, fique logo desconfiado.
Os erros gramaticais e ortográficos no texto são outro grande sinal, uma vez que as empresas legítimas raramente os cometem. Os erros no URL são um sinal de aviso ainda maior. Os mais comuns são as omissões ortográficas, como “paypl” em vez de PayPal num URL falso como “paypl-support.info”.
O URL pode até parecer verdadeiro, a não ser que olhe com mais atenção e encontre trocas sorrateiras e enganadoras como “paypa1”. Felizmente, a maioria das aplicações de mensagens permite-lhe premir longamente uma ligação para a pré-visualizar sem a abrir. Isto embora deva ter cuidado ao interagir com uma ligação que possa ser perigosa. Algumas até lhe oferecem uma pré-visualização automática.
Utilize scanners de links para verificar o estado do site
Se não conseguir pré-visualizar a hiperligação – ou se quiser ter mais garantias – copie e cole a hiperligação num leitor de hiperligações para ter uma leitura mais precisa da sua segurança.
Pode utilizar a ferramenta de pesquisa Navegação segura da Google porque é fácil de utilizar. Basta colar o link na caixa Verificar estado do site, prima Enter e, em segundos, saberá se foi assinalado como não seguro.
Mas tenha em atenção que um resultado “não foi encontrado conteúdo inseguro” não significa que a ligação seja inofensiva. Isto pode apenas significar que o site ainda não foi verificado. Por isso, em caso de dúvida, jogue pelo seguro.
Denuncie a burla antes de apagar a mensagem
Se uma mensagem for uma fraude confirmada, não a ignore simplesmente. Denunciá-la ajuda a evitar que outras pessoas caiam na armadilha.
A maioria dos telemóveis e aplicações de mensagens tem uma opção para bloquear e denunciar spam. O bloqueio impede que o remetente lhe envie uma nova mensagem, enquanto a denúncia garante que a sua operadora telefónica assinala o número fraudulento.