As mensagens da Google tornam-se no produto bandeira do serviço de mensagens RCS no Android, ajudando a empresa a defendê-las fortemente. De facto, o RCS tornou-se um componente importante na aplicação Mensagens, e desligá-lo, mesmo por acidente, pode prejudicar a experiência do utilizador ao limitar as funcionalidades disponíveis. Para o informar do que pode perder, a Google acabou de ser vista a desenvolver um novo alerta de ecrã inteiro na aplicação Mensagens.
Mensagens da Google têm um novo alerta se fizer isto!
O padrão de mensagens RCS existe desde 2007, mas foi adotado pelo Android muito recentemente. Como tal, a adoção do novo padrão ajuda os clientes de SMS a ficarem parecidos com algumas apps de mensagens instantâneas como o WhatsApp, Telegram e Signal. No entanto, o RCS é um opt-in, o que significa que os utilizadores podem ir às Definições de Mensagens e desligar a funcionalidade à vontade.
Ao desligar a função usando o botão de alternância, a versão estável atual exibe apenas uma janela de confirmação simples de uma linha com opções para continuar ou cancelar. No entanto, há um grande problema aqui. É que depois vai perder muita coisa e nem sequer se apercebe disso. Inclusivamente conversas em grupo.
Ora o @AssembleDebug no X (antigo Twitter) descobriu algumas coisas interessantes na versão mais recente da aplicação Mensagens. Isto na versão beta e deparou-se com um novo aviso em ecrã inteiro que ainda está em desenvolvimento (via Android Authority). A julgar pelo título da página, ele deve substituir a caixa de diálogo de confirmação de uma linha que aparece quando desativa os chats RCS.
Esta janela explica todas as desvantagens de desligar o RCS com ênfase adicional no facto de que perde todas as conversas de grupo RCS automaticamente após 30 dias. Este pormenor crítico não surge no ecrã de confirmação atual. Assim deve beneficiar muito os utilizadores, dando-lhes a oportunidade de reconsiderar antes que seja tarde demais.
Entretanto o informante não diz quando poderemos ver esse aviso aparecer na versão estável. Mas como a interface parece quase completa, é provável que esteja ao virar da esquina.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!