O mundo passou a utilizar plataformas como o WhatsApp e as videochamadas. No entanto as mensagens de texto continuam a ser muito utilizadas a nível global. Aliás é por esse motivo que continuam a ser o alvo de muitos criminosos. Consciente disto a Google está finalmente a adicionar uma série de funcionalidades à app de Mensagens que vai mudar e proteger os utilizadores contra várias ameaças.
Para proteger os utilizadores sobre a ameaça crescente de fraudes baseadas em SMS, a Google anunciou hoje uma melhor deteção de fraudes na aplicação Mensagens. Logo à partida irá procurar mensagens obscuras ou maliciosas, especialmente as que possam conduzir a fraudes de entrega de encomendas e de emprego. A tecnologia utiliza modelos de aprendizagem automática no dispositivo para avaliar o conteúdo de uma mensagem. Entretanto quando detecta que algo é suspeito, a mensagem é automaticamente movida para a pasta de spam. Esta ferramenta já está a ser lançada para os utilizadores beta.
O phishing utilizando URLs maliciosos, uma técnica vulgarmente conhecida como smishing, é um grande incómodo. Para proteger os utilizadores contra mensagens que contêm ligações perigosas, a Google começou a testar um sistema automático de deteção e alerta em mercados como a Índia, Tailândia, Malásia e Singapura. Agora, a empresa está a alargar esta funcionalidade aos utilizadores de mensagens em todo o mundo. Quando o sistema assinala um link como potencialmente perigoso, ou quando os utilizadores recebem um texto contendo um URL de uma pessoa desconhecida, surge um aviso e essas mensagens são também bloqueadas.
Os criminosos recorrem frequentemente a números internacionais para evitarem a deteção pelas suas actividades maliciosas.
A aplicação Mensagens da Google está a preparar um sistema que permitirá aos utilizadores bloquear automaticamente números internacionais que ainda não estejam guardados na lista de contactos. Essas mensagens passam diretamente para a pasta “Spam e bloqueadas”. Tudo para que os utilizadores não interajam com elas e não sejam vítimas de burlas. Outra funcionalidade opcional que chegará em breve às Mensagens é o Aviso de Conteúdo Sensível. Como tal desfoca imagens com nudez e mostra um aviso antes de os utilizadores as verem ou ignorarem.
Para além de tudo isto os criminosos fazem-se passar por amigos ou familiares para obter dinheiro ou informações sensíveis. Assim a Google está a desenvolver um sistema de verificação de chaves de contacto que se baseia num código QR ou numa correspondência de números. Tudo para garantir que está a conversar com a pessoa certa. Para tal, a empresa está a construir um “sistema unificado para verificação de chaves públicas”. Entretanto irá lançar esta funcionalidade para dispositivos com Android 9 ou uma versão mais recente.
Considerando que tudo isto é para proteger os utilizadores é sem dúvida uma boa notícia o facto da app de mensagens da Google mudar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!