Mensagens da Google têm novo truque para combater o spam

O spam é uma praga que não vai acabar tão cedo. De facto, estamos sossegados na nossa vida quando do nada chegam uma, duas ou três mensagens, ou a tentarem enganar ou para nos venderem produtos e serviços de que não precisamos. A Google tem estado muito atenta a isto e assim as mensagens da Google têm um novo truque para combater o spam.

Mensagens da Google têm novo truque para combater o spam

O site AndroidAuthority faz normalmente bons trabalhos de investigação e este foi mais um deles. Na prática descobriram algumas linhas de código que revelam a próxima grande novidade a chegar à app de Mensagens da Google.

Como sabem neste momento esta aplicação já tem a capacidade de categorizar mensagens. É graças a isto que existe a caixa de entrada normal. Algo que a maioria das mensagens recebe por defeito, bem como a pasta de mensagens arquivadas. Um texto também pode ser identificado como spam ou sinalizado como proveniente de um número bloqueado e, atualmente, estes dois grupos são apresentados em conjunto. Agora teremos uma medida de segurança extra.

mensagens da google têm novo truque para combater o spam

É na prática um sistema diferente para identificar mensagens que são, no mínimo, possivelmente suspeitas. Afinal, quantas pessoas que ainda não conhece, ou empresas com as quais ainda não está em contacto, lhe enviarão mensagens de texto para além das fronteiras internacionais?

Como já perceberam este sistema vai dar especial atenção ao que recebemos de outros países. Este será o primeiro indício de que algo suspeito se poderá estar a passar.

Considerando a facilidade com que o RCS permite que os spammers atinjam um grande número de pessoas em todo o mundo com pouco custo inicial, tudo isso parece uma jogada razoavelmente inteligente da parte do Google, especialmente agora. Com a adoção do RCS a aumentar, os spammers vão começar a tirar partido dessa base de utilizadores vulneráveis, e esforços como os da Google podem ser exatamente o que precisamos para os manter afastados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também