Recebeu uma mensagem de que está a trair alguém? Cuidado!

Se até aqui a maioria dos esquemas estavam relacionados com os CTT, com a Via Verde, com os bancos, agora eis que os burlões se lembraram de outra coisa. Assim não estranhe se receber um email a dizer que está a trair o seu companheiro ou companheira e a exigirem um pagamento para não revelarem nada. É preciso cuidado com este esquema porque de algum modo surgem informações pessoais da vítima no email. Por exemplo, o nome dos animais de estimação, dos filhos ou da própria cara-metade. É isso que está a levar algumas pessoas a caírem neste esquema. Assim se recebeu uma mensagem de que está a trair alguém tenha cuidado!

Recebeu uma mensagem de que está a trair alguém? Cuidado!

Embora se possa pensar que ninguém cairia nestes esquemas, eles foram muito lucrativos quando apareceram pela primeira vez em 2018, gerando mais de 50 mil euros de lucro numa semana.

Desde então, os criminosos criaram uma grande variedade de golpes de extorsão por e-mail, incluindo aqueles que fingem ser contratos de assassinos, ameaças de bomba, investigações da CIA e ameaças de instalação de ransomware.

Os autores das ameaças começaram a enviar esta nova variante de correio eletrónico de extorsão há cerca de três semanas, tendo as esposas e os maridos relatado no Reddit que receberam o correio eletrónico.

recebeu uma mensagem de que está a trair alguém? cuidado!

O mais preocupante e como referi acima é que chegam a utilizar os nomes completos das pessoas no e-mail. “Utilizaram os nossos nomes completos (até o meu segundo apelido, que quase não uso em lado nenhum) e não sei como encontraram esta informação. Tenho quase a certeza de que é uma burla, mas não consegui encontrar qualquer informação sobre isto online…. alguém viu isto acontecer-lhe? É tão arrepiante”.

Os destinatários relataram ter recebido mensagens de correio eletrónico de diferentes domínios, incluindo o 3bigs[.]com e o domínio savkar[.]ai como refere o site BleepingComputer.

As pessoas estão a ficar assustadas mas é importante sublinhar que estas mensagens de correio eletrónico são burlas. Assim não estão a dizer a verdade e não deve visitar as hiperligações contidas nessas mensagens.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também