O Facebook e o Instagram vão começar a ser mais duros no que diz respeito à s polÃcias de utilização destas plataformas por menores de 13 anos. Esta garantia já foi dada publicamente ao site TechCrunch.
Desde que foi lançado em 2006, o Facebook exigia que os seus utilizadores tivessem, pelo menos, 13 anos para poderem criar uma conta. No entanto, não era exigida nenhuma documentação durante o processo de registo e só investigava os eventuais perfis de menores de idade caso houvesse alguma denúncia. Agora e mais concretamente no inÃcio desta semana, a empresa optou por uma nova mudança de polÃticas que vai permitir que os responsáveis por esta rede social bloqueiem proativamente as contas suspeitas de serem utilizadas por quem tem menos de 13 anos.
Qualquer pessoa que tenha sua conta bloqueada como parte da nova polÃtica de utilização só poderá recuperar o acesso ao Facebook fornecendo documentação válida. O mesmo se aplica também aos utilizadores do Instagram. Acredita-se que estas alterações tenham tido origem num estudo secreto realizado pelo British Channel 4 e pela Firecrest Films.
É verdade que esta mudança pode ter um pequeno impacto nos números de utilizadores e nos números de receita do Facebook, embora a grande maioria dos utilizadores não estejam a violar a polÃtica de idade. Lembramos que a regra em si foi originalmente implementada de modo a manter o Facebook em conformidade com a Lei de Proteção à Privacidade Online para Crianças dos Estados Unidos. Ainda não se sabe como é que esta empresa pretende lidar com as contas que foram criadas quando os proprietários tinham menos de 13 anos, mas agora já têm idade legal para a utilizarem. Eventualmente, para estes casos não haverá mesmo punicação.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!