O Instagram está a tentar exatamente aquilo que o Facebook já tentou fazer no passado, ao voltar a meter à sua frente, algumas publicações que tenham tido algum sucesso no seu perfil, sejam elas provenientes da História ou do seu Feed. Isto é algo que fez um incrÃvel sucesso no Facebook, mas que muito honestamente, nunca gostei.
Ao fim ao cabo, nem sempre é ‘fixe’ ver o que andámos a publicar no passado, dentro destas redes sociais. Seja por já não sermos a pessoa que fomos, ou pura e simplesmente, porque vamos ver coisas que já não queremos ver. (Consegue imaginar andar a ver fotos com pessoas que já não estão na sua vida, como ex-namoradas, ou ex-mulheres?)
Ainda assim, esta é a ‘nova’ aposta do Instagram, para fazer com que os utilizadores voltem a partilhar oisas importantes para si, sejam elas novas, ou antigas.
Memórias chegaram ao Instagram! Gostar, ou Odiar?
Portanto, as memórias foram algo que ajudou o Facebook a recuperar alguma da sua fama, e pelos vistos, estão agora de chegada ao Instagram para não o deixar entrar numa tendência de queda, que inegavelmente parece estar a acontecer, com o TikTok a ganhar cada vez mais força no mundo das redes sociais.
Dito isto, a funcionalidade é automática, e tal e qual como acontecia no Facebook, só é partilhada se você quiser. Se não quiser que nada disto apareça, é simples, vai ao Arquivo (nas configurações da App), e apaga o seu histórico.
Porquê esta funcionalidade no Instagram?
Bem, os números do Instagram não estão maus, visto que a plataforma até está a crescer nos ‘Reels’. Porém, a verdade é que os utilizadores estão cada vez mais interessadas nos vÃdeos, e menos nas fotos, histórias, etc… Por isso, esta ‘novidade’ pode servir para dar uma nova vida a essa parte da App.
Afinal de contas, os utilizadores estão cada vez menos a publicar atualizações do seu dia-a-dia, tanto no Facebook como no Instagram. Aliás, o uso das histórias do IG caiu 10% no inÃcio de 2023. Sendo exatamente por isso que as memórias, ou ‘O que já fez neste dia!’, aparece agora nesta rede social, para tentar motivar milhões de pessoas a voltar a partilhar coisinhas da sua vida pessoa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!