Memória Virtual. Faz alguma coisa, ou é puro engano?

Esta é uma tecnologia que tem aparecido com vários nomes, especialmente no mundo Android, como é o exemplo de “RAM Booster” ou de “Extra RAM“, entre outras denomicações similares, com várias fabricantes a chegar ao ponto de meter na caixa do produto, que este chega ao mercado com 18GB ou 24GB de memória RAM, quando na realidade o tablet ou smartphone chega às prateleiras com apenas 8GB de memória RAM real, e o resto é apenas memória RAM virtual.

Mas… O que é isto de memória RAM Virtual? Faz alguma diferença? Ou é só conversa de marketing?

Memória Virtual. Faz alguma coisa, ou é puro engano?

memória virtual. faz alguma coisa, ou é puro engano?

Portanto, como pode ver em cima, na página de especificações do recentemente lançado Nothing Phone (2a) Plus, podemos ler que o smartphone chega ao mercado com 20GB de memória RAM. Porém, se for ler as letras pequeninas logo em baixo, vai perceber que são 12GB de RAM + 8GB de Boost.

Desta forma, 12GB são realmente chips de memória RAM, implementados “à antiga” na motherboard do smartphone. Já os 8GB de memória RAM extra, são apenas e só memória RAM Virtual, que como deve imaginar, não funciona da mesma forma, nem oferece as mesmas vantagens ou nível de performance.

O que é RAM Virtual?

Este espaço “extra” é apenas um swapfile com um nome mais pomposo. No fundo, é uma funcionalidade muito similar ao pagefile do Sistema Operativo Windows.

Ou seja, esta memória RAM extra é apenas o ato de reservar parte do armazenamento interno, que é significativamente mais lento que a sua memória RAM, como um espaço extra que pode ser utilizado caso exista essa necessidade.

Pode, de facto, melhorar a performance se o seu smartphone apenas tem 8GB ou 12GB, e precisa mesmo de mais memória. Porém, é muito difícil chegar a este estado, porque o Sistema Operativo Android é hoje em dia extremamente poderoso e inteligente no uso dos seus recursos computacionais. Além disso, dá maior primazia à RAM a “sério”.

Apenas foram verificados ganhos, reduzidos, em jogos pesados. 

Além deste caso de uso, não vai notar qualquer diferença. Curiosamente, há quem diga que, em alguns casos, mais concretamente em aparelhos com chips de armazenamento mais antigos, e por isso mais lentos, este sistema pode até significar perda de performance. Mas, no geral, fora os jogos, vai notar 0 diferença.

Por isso, não se deixe enganar com as estratégias de marketing das fabricantes. Prefira sempre RAM a sério.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também