Sempre que é lançado um novo smartphone topo de gama, temos de meter a “lenga-lenga” do “novo aparelho equipado com memória LPDDR5 e armazenamento UFS 3.1!”, ou seja, basicamente dizer que o telemóvel tem a memória mais rápida do mercado.
Pois é meus amigos, pelo menos parte desta frase vai mudar em 2023. Afinal de contas, a Samsung já tem a sua memória UFS 4.0 pronta para ser posta de baixo dos holofotes!
Memória UFS 4.0 a caminho! Revolução nos smartphones?
Portanto, a chegada da memória UFS 4.0 nem é grande novidade para o mundo dos smartphones, visto que a Samsung a anunciou originalmente em Maio deste ano. Mas, agora que estamos a terminar a segunda vaga de lançamentos para 2022, é que nos começamos a aperceber da revolução que está à nossa porta.
A memória UFS 4.0 vai fazer parte de muitos topo de gama de 2023, onde claro está, temos de incluis os novos Galaxy S23, nomeadamente o novo Galaxy S23 Ultra, que na Europa, vai finalmente ser baseado no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, em vez de um novo SoC Exynos.
Quem fala do S23 Ultra também fala dos novos Xiaomi 13, Oppo Find 6, Vivo X90, e até do iPhone 15, pelo menos os modelos Pro. Vamos ter muitos topo de gama a abraçar o novo standard em 2023.
Qual é a diferença de performance?
A memória UFS 4.0 é mais rápida, ao mesmo tempo que também é mais eficiente. Mais concretamente, a memória UFS 4.0 duplica a largura de banda da atual UFS 3.1. Ou seja, vamos ter velocidades de leitura e escrita de 4200 MB/s e 2800 MB/s! (Antes andávamos nos 2100 MB/s e 1200 MB/s).
Adicionalmente, por cada linha de comunicação, temos uma capacidade máxima de 23.2 Gbps. Mais uma vez, o dobro daquilo que encontramos no atual padrão UFS 3.1. Não nos podemos também esquecer de um potencial aumento de capacidade. Ou seja, enquanto a grande maioria dos smartphones premium chegam às prateleiras com 512GB, podem começar a chegar com pelo menos 1TB.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!