2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a ver logo em 2020, quando a AMD, NVIDIA e Intel lançaram as suas novas gamas de produtos.
A crise de chips é real, o aumento de procura foi dramático, mas ao que tudo indica, as coisas estão finalmente a normalizar! Sim, é muito provável que ainda tenhamos de sofrer mais um pouco, até pelo menos meados de 2022. Mas em algumas áreas, os stocks e preços estão finalmente a normalizar, como é o caso do mundo da memória DRAM.
Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!
Portanto, depois de um aumento massivo na produção durante o terceiro trimestre de 2021, tudo indica que vamos ter uma oferta superior à procura no quarto e último trimestre do ano.
Além disso, com a crise de produção, muitas das fabricantes têm agora demasiado stock de chips DRAM em armazém, e como tal, é muito provável que o nível de aquisição baixe significativamente nos próximos tempos.
Por isso mesmo, segundo a TrendForce, vamos ver uma tendência de queda de preço no mundo da memória no final deste ano. Estamos a falar de uma queda entre os 3 e 10%.
RAM DDR5 a caminho!
Entretanto, não se esqueça, que vamos ter o lançamento de um novo standard de memória RAM no final do ano. Tudo graças ao lançamento da gama de processadores Intel Core 12000, que por sua vez já trazem uma plataforma completamente nova com suporte a RAM DDR5.
No entanto, segundo os mais recentes benchmarks, 2021 ainda não vai ser o ano da adoção do novo standard. Por várias razões… A velocidade ainda não é nada de especial, a latência é muito superior aquela que podemos encontrar nos kits de memória RAM DDR4, e claro… Os preços vão ser tudo menos apelativos para o consumidor.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!