Caso não saiba, os preços dos chips que dão vida à memória RAM, e Armazenamento Interno, estão a subir há vários meses a fio, e ao que tudo indica, depois de uma temporada de preços super acessÃveis, não existe ainda um fim à vista para esta tendência “louca” de aumentos.
Prova disso, é o facto de uma das maiores fabricantes de chips DRAM estar a preparar-se para um novo aumento de 20% nos chips mais recentes e mais desejados da indústria. Uma subida de preço que deverá ser replicada pelas restantes fabricantes, e que deve ser apenas a primeira de muitas.
Vale também a pena salientar que estes aumentos não têm impacto apenas nos preços dos componentes para PC. Mas sim para todos os produtos que precisam de memória RAM. Como é o exemplo dos smartphones.
Memória RAM vai aumentar (outra vez)!
Portanto, a SK Hynix está a preparar-se para aumentar preços, com os maiores aumentos a acontecerem no lado dos chips DRAM DDR5. A ideia é aumentar receitas, ou melhor, capitalizar a situação.
Isto é muito curioso, porque os mercados de memória não estavam na sua melhor posição há alguns trimestres atrás. Uma vez que estavam a registar declÃnios constantes nas receitas trimestrais, o que claro está, estava associado à falta de procura por parte dos consumidores, bem como a existência de um grande inventário de produto que pura e simplesmente era impossÃvel de escoar.
Foi nesta altura que grandes empresas como a Samsung, SK Hynix, Micron, etc… Cortaram na sua força de produção, de forma a corrigir a situação. Pois bem, passados vários meses, e com a loucura da IA a ajudar, a procura por memória RAM voltou a aumentar, e agora, já não existe demasiado inventário. Aliás, começa a não existir produto em stock para todas as encomendas. Ainda assim, não é claro se a produção voltou aos valores de antigamente, ou se, continua “limitada”, porque é do interesse das fabricantes que exista esta limitação de inventário.
Além desta limitação, as grandes fabricantes estão a planear mudar parte da sua produção de memória DRAM, para chips HBM. O que também poderá ter uma palavra a dizer nesta situação.
Em suma, com as gigantes da indústria a procurarem reduzir o fornecimento de DRAM, é apenas uma questão de tempo até que isto se traduza em aumentos de grande escala dos preços da memória. Aliás, os consumidores podem esperar um aumento médio de até 50% nos preços da memória DDR5. Quer isto ocorra numa questão de semanas, ou mesmo de meses.
Em suma, se está à espera de adquirir módulos de memória DDR5, esta pode ser a melhor altura para os comprar. Daqui para a frente, os preços vão apenas e só aumentar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!