Caso não saiba, a memória RAM num portátil não é de todo igual à memória RAM do seu computador desktop. O formato é bastante diferente, de forma a que o módulo seja o mais compacto possÃvel, para que as fabricantes consigam meter o máximo de memória, no menor espaço possÃvel.
Contudo, é também um formato que traz várias limitações, sendo um dos grades fatores para o facto de muitas fabricantes terem deixado de utilizar módulos normais, para optarem por integrar os chips de memória RAM na própria placa lógica dos seus computadores. Óbvio que também existe alguma ganância à mistura por parte das fabricantes, porque memória soldada, é memória que não pode ser trocada. Mas, em defesa destas mesmas fabricantes, o formato SO-DIMM tem mesmo algumas limitações, sérias, que vão ser agora resolvidas.
Memória RAM nos portáteis vai mudar… Finalmente!
Portanto, isto é algo que normalmente escapa ao consumidor, mas o formato SO-DIMM, utilizado para a memória RAM do mundo dos portáteis, tem sido um ponto de controvérsia há muitos e longos anos. Afinal de contas, o formato chegou a um ponto em que foi incapaz de continuar a seguir a evolução e aumento de velocidade dos chips de memória RAM de nova geração.
É que caso não saiba, o formato SO-DIMM DDR5 tem uma limitação séria na velocidade, sendo apenas capaz de chegar até aos 6400 MT/s.
É exatamente por isso que a JEDEC e a Dell estão a trabalhar, em conjunto, num novo formato denominado de CAMM. Que por sua vez, começa nessa velocidade, e traz outras potencialidades à mistura, como é o caso da latência mais baixa. Curiosamente, isto significa que apesar da adoção de um outro formato, a DELL não está a planear ficar com algo proprietário para “lixar” os consumidores. A ideia é mesmo mudar o padrão do mercado, ao trazer algo melhor para as fabricantes, e para os consumidores.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Vai haver resistência por parte de outras fabricantes? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!