Como deve saber, o mundo da produção de chips está a passar por dificuldades extremas, e pelos vistos, depois do aumento de preço das placas gráficas que levou o mundo dos PCs à loucura, vamos ter um aumento massivo no preço nos chips que dão vida à memória RAM e aos SSDs.
Um aumento que nem é o primeiro em 2021 neste tipo de componente essencial para qualquer aparelho eletrónico.
- Faz ideia de onde veio o primeiro dinheiro da Apple?
- Windows: Agora são BSODs e problemas de performance!
Memória (RAM e SSD) vai aumentar quase 30% até Junho.
Portanto, a TrendForce informou que os fornecedores de chips de memória estão agora no periodo mais critico da negociação de contratos com as OEMs. E pelos vistos, depois de um aumento de quase 25% no preço de um simples stick de memória RAM DDR4, a coisa vai piorar ainda mais no segundo semestre do ano… Ou seja, outro aumento de quase 29%. Aliás, este aumento significa uma realidade pior que a esparada, visto que a TrendForce estava à espera de um aumento de ‘apenas’ 20%.
Entretanto, os aumentos estão a acontecer em todas as gamas de produtos, o que inclui a RAM DDR3, DDR4, DRAM mobile, DRAM para placas gráficas, e até DRAM para máquinas pensadas para o mundo dos servidores.
Entretanto, além do preço dos chips da memória RAM… O mundo dos SSDs também está a passar por uma fase estranha! Tudo devido ao surgimento de uma nova criptomoeda baseada na velocidade das operações de leitura e escrita deste tipo de drive. (Saiba mais aqui)
Em suma, esta crise ainda vai piorar antes de começar a melhorar, especialmente porque as últimas previsões apontam para um regresso da normalidade apenas em 2023… Temos muito que sofrer!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.