No ano passado, na altura do lançamento dos primeiros kits de memória RAM DDR5, dissemos muito rapidamente que seria uma boa ideia ignorar estes primeiros exemplares da nova tecnologia de memória, porque os preços eram exagerados, e a diferença de performance, a existir, era irrisória.
Pois bem, as coisas mudaram! Pelos vistos, com o lançamento das novas gerações de processadores Intel e AMD, os kits de memória DDR5 mais recentes, vão mesmo fazer a diferença. Afinal, no caso da Intel, com os seus Core 13000 Raptor Lake, parece que vamos ter um ‘boost’ à volta dos 11%!
Memória RAM DDR5 vai dar 10~20% de performance
Portanto, segundo os mais recentes leaks de performance relativos aos novos processadores Intel Core i7-13700K e i5-13600K, a diferença entre o uso de memória RAM DDR4, ou DDR5, é realmente muito significativo.
Afinal de contas, em testes benchmark Geekbench, num sistema exatamente igual, à exceção da memória RAM, a diferença no sistema equipado com o processador i7 foi de mais ou menos 20%, enquanto a diferença no sistema equipado com o processador i5, a diferença ficou nos 11%.
Ou seja, tudo indica que apesar do aumento da latência nos mais recentes módulos de memória RAM, o aumento da frequência já equivale a uma subida significativa na performance computacional. (Estamos a falar de memória RAM DDR4-3600MHz vs RAM DDR5-5600MHz.)
Infelizmente, ainda não sabemos qual é o impacto nos novos Ryzen 7000. Mas, segundo vários leaks e rumores, a nova memória RAM DDR5 vai realmente fazer a diferença. Quem fica por cima, se a Intel, ou a AMD? Ainda ninguém sabe. Mas, já não deverá faltar muito tempo para descobrirmos o que vai acontecer, visto que a Intel já está a preparar um anúncio para Setembro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa diferença de performance? O suficiente para saltar de sistema? Ou ainda é demasiado cedo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.