A memória RAM DDR5 está nas bocas do mundo há vários meses, com planos para chegar ao mercado já no fim do verão, de forma a acompanhar os novos lançamentos da Intel, e pelos vistos, também a chegada do Windows 11 da Microsoft.
Aliás, ao que tudo indica, a febre de upgrade vai ser tão grande, que os analistas estão à espera que a memória DDR5 reine o mercado já em 2023.
Memória RAM DDR5 a chegar! Vai ser para dominar o mercado
Portanto, a memória DDR5 está mesmo prestes a chegar, e pelos vistos, vai ser capaz de substituir a atual memória DDR5 como o ‘standard’ já em 2023. Isto é muito interessante, porque como deve imaginar, este novo tipo de memória vai ser super caro na altura do seu lançamento. Não apenas porque é um novo tipo de tecnologia, mas também devido à atual tendência de subida de preços no mundo dos PCs, o que muito se deve à atual crise de produção. Crise essa, que apenas deverá terminar em pleno… Em 2023.
Mas vamos aos dados dos analistas:
Assim, de acordo com o estudo de mercado levado a cabo pela Yolle, o mercado de servidores e mercado empresarial vão ser os grandes responsáveis pela adoção da tecnologia já em 2022. Um ano depois, este novo tipo de memória irá começar a dominar o mercado tradicional, com mais de 50% da quota de mercado. Ou seja, vai vender mais SKUs relativamente à velhinha memória DDR4.
Entretanto, entre 2024 e 2026, a memória DDR5 vai chegar ao nÃvel atual da memória DDR4. Com a antiga memória a ir para o lugar da atual DDR3. Para ter noção, em 2026, o mercado de memória vai valer 200 mil milhões de dólares.
A Intel vai ser a primeira a suportar a nova tecnologia de memória!
É esperado que tanto a Intel como a AMD lancem novos produtos no fim de 2021, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11. No entanto, enquanto a AMD está a planear lançar uma simples evolução da atual plataforma, a Intel vai apostar forte e feio numa geração de produtos completamente nova. Onde não só vamos ter suporte à memória DDR5, como também vamos ter suporte a PCIe 5.0, e ainda a adoção do design big.LITTLE.
RAM DDR5 a chegar! O que muda?
Muito resumidamente, a especificação final da memória traz um aumento massivo da densidade de memória (4x mais), o que poderá possibilitar a produção de módulos com 2TB de capacidade. Além disto, a velocidade de transferência vai duplicar para os 6.4 Gbps.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!