Imagine que recebia um kit de memória RAM com quatro módulos de 64GB cada (256GB no total) para teste (Modelo: Kingston Fury Renegade DDR4@300MHz).
O que fazia? Testava as capacidades do kit nas tarefas do seu dia-a-dia, tendo em conta o seu objetivo original? Claro que não! Fazia exatamente o que os nossos amigos do site Adrenaline fizeram… Transformavam os 256GB de memória DDR4 num ‘pacote’ de armazenamento interno, para perceber qual é a diferença deste tipo de solução, comparativamente aos ‘velhos’ SSDs PCIe.
Usar memória RAM como armazenamento interno? É super rápido! (Mas parvo)
Portanto, 256GB de memória RAM parece um exagero não é verdade. Então, e que tal 256GB de armazenamento super rápido? Já parece mais aliciante? Vamos então perceber o que isto vale.
Antes de mais nada, é preciso salientar que existem muitas diferenças entre a memória RAM e a memória ROM (armazenamento). Afinal de contas, a memória RAM é um tipo de memória volátil, ou seja, tudo o que lá estiver armazenado irá desaparecer assim que deixar de existir uma fonte de alimentação. (Exemplo: Desligar o PC, Falta de Luz, etc…).
Além de tudo isto, 256GB de memória RAM é um pacote muito mais caro do que um vulgar SSD com a mesma capacidade de armazenamento. Para ter noção, estamos a falar de uma diferença de preço de 1500€ ou mais, entre as duas soluções.
Num exemplo mais prático, ao preço destes 256GB, conseguiria ter mais de 10TB de armazenamento PCIe 4.0 topo de gama.
Esquecendo tudo isto, vamos perceber afinal o que tudo isto vale em termos de velocidade pura e dura… For Science!
Resultados!
Em suma, na prática, nenhum utilizador irá tirar grande partido do aumento dramático de velocidade, porque a combinação hardware/software não está ainda preparada para estes números. Especialmente comparativamente à utilização de um SSD NVMe PCIe 4.0.
Contudo, nos resultados dos testes sintéticos (Benchmark), a coisa é simplesmente incrível… Temos resultados nunca antes vistos!
CrystalDiskMark
- Modo Write – SEQ1M Q8T1 (1GiB): 7998 pontos
O SSD PCIe 4.0 Kingston KC 3000 NVMe chegou aos 2238 pontos. Um SSD capaz de alcançar as velocidades de leitura/gravação de 7.000MB/s.
- Modo Read – SEQ1M Q8T1 (1GiB): 9869 pontos
O SSD PCIe 4.0 Kingston KC 3000 NVMe chegou aos 7734 pontos. Um SSD capaz de alcançar as velocidades de leitura/gravação de 7.000MB/s.
Resultados incríveis, mas que na prática pouco significam. Entretanto, veja o vídeo completo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!