A memória DDR5 já chegou ao mercado há alguns anos, e como tal já foi adotada pelos entusiastas há algum tempo. Mas, só agora é que começámos a ver uma debandada mais geral para o mais recente padrão de memória, por parte dos consumidores casuais. O que por sua vez está a fazer com que várias questões sejam levantadas.
Isto é especialmente verdade para quem tem grandes quantidades de memória RAM DDR3 ou DDR4 na sua máquina atual, e está agora a olhar para uma capacidade um pouco mais baixa, de forma a tentar cumprir orçamento… Infelizmente, o hardware está caro!
O que é melhor? Mais memória, ou memória mais rápida?
Portanto, vamos imaginar que tem 100 litros de água para transportar do ponto A para o ponto B.
Para conseguir este feito, tem à sua disposição duas carrinhas, uma com um depósito de 120 litros que tem uma velocidade máxima de 100 km/h, e uma outra com um depósito de 160 litros com uma velocidade máxima de 70 km/h.
Como é óbvio, para este caso, a resposta certa está na primeira carrinha que leva a totalidade da água do ponto A para o ponto B da forma mais rápida possível.
Mas, se em vez de 100 litros fossem 140 litros?
Neste caso já teria de optar pela segunda carrinha, que é mais lenta, mas vai fazer tudo em uma só viagem.
Na memória RAM o conceito é muito parecido.
Os programas em execução precisam de memória RAM para funcionar. Por isso, se só precisa de 8GB, é indiferente ter mais que 8GB. A velocidade faz a diferença.
Entretanto, se precisa mais do que 8GB para uma utilização normal, mas tem de optar por memória mais lenta para chegar a capacidades mais altas, a verdade é que vai continuar a ganhar com mais memória! Isto mesmo que esta seja mais lenta, porque o sistema precisa de facto de mais RAM para conseguir manter tudo a funcionar.
Além de tudo isto, aqui vale ainda a pena dizer que a diferença na velocidade de memória atual já não é aquilo que foi em tempos. O nível de performance da sua máquina não vai sofrer nada por aí além por ter alguns Mhz a menos. Aliás, mesmo que a sua memória RAM seja DDR4 em vez da mais recente DDR5, a diferença não vai ser absurda.
Perceba qual é o seu caso de uso, e tome uma decisão inteligente. Se precisar de ajuda para a escolha de componente, mande e-mail!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!