Já se anda a falar de memória PIM (Processing-in-Memory), uma nova geração de produto que poderá revolucionar o mundo da computação, há algum tempo. Pois bem, está na altura de olhar para o futuro, visto a SK Hynix acabou de anunciar, que já terminou o desenvolvimento dos primeiros chips GDDR6 com esta tecnologia embutida!
Estamos assim a falar de chips GDDR6-PIM, que na verdade, são também os primeiros chips de memória ‘smart’. Trazendo para cima da mesa capacidades de processamento inimagináveis.
Memória capaz de processar informação? É uma realidade!
Portanto, até aqui, o normal no mundo da computação é ter dados armazenados em memória, seja ela RAM ou ROM, e eventualmente passá-los para os grandes responsáveis pelo processamento nas máquinas atuais, o CPU e o GPU. O que por sua vez significa que é preciso sempre algum tempo para que a informação passe de um lado para o outro.
Pois bem, isto vai mudar dentro de muito pouco tempo! Com as grandes fabricantes de memória, como é o caso da SK Hynix, a passar parte do processamento para dentro da própria memória.
A fabricante até já tem as primeiras samples prontas, na forma de memória GDDR6-AiM, agora com a capacidade de processar dados a uma velocidade de 16 Gbps. Isto significa, de forma extremamente resumida e simples, que comparativamente a uma solução tradicional, em certos casos, vamos ter workloads 16x mais rápidos com esta solução de memória implementada.
Entretanto, como já deve ter imaginado, é uma tecnologia que vai primeiro chegar ao mundo mais profissional e empresarial. Visto que as primeiras máquinas alvo são nada mais que os supercomputadores, máquinas responsáveis por aprendizagem máquina, e claro, servidores. Mas uma coisa é certa, pode mesmo ser revolucionária!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado pelo futuro da computação? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!