Chrome: veja quanta memória ocupa cada separador!

O Google Chrome é sem dúvida um dos browsers muito populares. Para isso contribui um desempenho rápido e uma vasta gama de extensões. No entanto, há muitos utilizadores que se queixam da memória que o browser da Google ocupa. No entanto, será mesmo assim? Tudo pode depender, por exemplo, da quantidade de separadores abertos, ou então não. A melhor forma é ver quanta memória ocupa cada separador do Chrome e tirar as suas próprias conclusões. Não se preocupe porque é fácil de fazer.

Chrome: veja quanta memória ocupa cada separador!

A Google implementou uma nova funcionalidade de cartões que permite aos utilizadores verificar a utilização de RAM de cada separador no seu browser. Tudo sem ter de abrir uma nova janela!

Como verificar a utilização de memória

Embora seja possível monitorizar a utilização da RAM com o Gestor de Tarefas do Chrome, utilizando o comando Shift + Esc, a nova funcionalidade de hovercards do Chrome vai tornar tudo muito mais fácil e conveniente para os utilizadores.

A Google está ciente dos problemas relacionados com a utilização de RAM, principalmente devido a páginas web pesadas e ao facto de o motor se tornar mais complexo para processar todos os websites. Agora, a Google está a testar esta nova funcionalidade com utilizadores selecionados, que lhes permite ver a utilização da memória de um separador em tempo real.

Pode não ser tão potente como o Gestor de Tarefas, uma vez que não mostra uma análise dos processos e separadores ativos. No entanto pode passar o cursor sobre os separadores para ver o seu desempenho e fechar manualmente esse separador.

A nova funcionalidade de verificação da memória RAM da Google deve vir por defeito no Chrome 117 ou mais recente. Caso contrário, pode ativar a nova funcionalidade utilizando as flags do Chrome.

Escreva ou copie Chrome://flags na barra de endereço e, em seguida, escreva hovercard na barra de pesquisa. Do lado direito escolha a opção Enable with update on navigation.

Depois terá de reiniciar o browser para que isto fique ativo.

Há anos que a Google tem vindo a trabalhar em várias melhorias relacionadas com o desempenho. Por exemplo, uma atualização do Chrome adicionou duas funcionalidades para reduzir a utilização de memória em até 40% e prolongar a duração da bateria quando um dispositivo tem menos de 20% de autonomia. Com esta funcionalidade tem ainda mais controlo sobre o que se está a passar com os separadores.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também