Memória HBM3: 896GB/s de largura de banda!

A SK Hynix é uma das maiores fabricantes de memória do planeta, sendo também uma empresa que não gosta de ficar à sombra da bananeira. É exatamente por isso que a gigante dos chips de memória NAND e DRAM, vai aproveitar a ISSSCC para apresentar a sua nova memória DRAM HBM3 de 12 camadas.

Estamos a falar de um ‘pacote’ capaz de chegar aos 196 Gb (24 GB), com a empresa a aproveitar otimizações de aprendizagem máquina.

Memória HBM3: 896GB/s de largura de banda!

O que é memória HBM?

HBM é uma sigla complexa para um nome bastante simples: High Bandwith Memory. É a alternativa às tecnologias GDDR5 e GDDR6. Onde a grande diferença está na forma como os chips são implementados no sistema em causa. (A memória HBM é empilhada em cima da DIE, enquanto os antigos chips são espalhados ao redor do GPU).

Portanto, infelizmente, ainda não sabemos se este tipo de memória vai dar origem a uma linha de produtos para um futuro próximo. Ou seja, se vai ser produzido em massa. Mas uma coisa é certa, a SK Hynix tem apostado forte e feio no desenvolvimento da tecnologia, e como tal, deve estar em pulgas para rentabilizar o seu investimento.

Ao fim ao cabo, quando este tipo de memória chegou pela primeira vez à Internet, a SK Hynix era “apenas” capaz de chegar aos 665 GB/s. No entanto, alguns meses depois, já era capaz de chegar aos 820 GB/s. Pois bem, ao que tudo indica, a tecnologia evoluiu mais um pouco (10%), visto que já é capaz de tocar nos 896 GB/s.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Preparado para o futuro da memória? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também