Quer ver maior capacidade, bem como memória mais rápida e mais eficientes nas placas gráficas de nova geração? Bem, temos boas e más notícias! A memória GDDR7 já foi anunciada, e ao que tudo indica, vai ficar disponível para implementação em produtos reais já no início do próximo ano.
Porém, infelizmente, tudo indica que a NVIDIA e AMD não têm planos para lançar novas gerações de placas gráficas em 2024. Visto que a dificuldade de venda nas atuais RTX 40 e Radeon RX 7000 é mais do que muita. Mas… Uma coisa é certa! A tecnologia está a chegar!
Memória GDDR7 chega ao mercado no início de 2024
Portanto, como deve saber, sendo uma geração nova da memória GDDR, a nova GDDR7 vai trazer muitas (e boas) melhorias face ao atual padrão GDDR6/6X. Estamos a falar de maior velocidade, menor latência, e possibilidade de aumentar significativamente a capacidade de memória de um dado produto.
Dito isto, segundo a Micron, a nova memória vai ser produzida no processo 1ß (1-beta), o que deverá reduzir o custo de produção, como também a eficiência e performance do produto. Curiosamente, este vai ser o último processo de produção de memória a usar DUB (Deep UltraViolet).
Quanto à performance propriamente dita, é esperado que os novos chips cheguem aos 36 GT/s, ou seja, uma melhoria incrível face aos 22~23 GT/s que a atual memória GDDR6X é capaz de oferecer.
Porém, todas as novidades vão precisar de alguma adaptação por parte das fabricantes de produtos pensados nos mercados de consumo. Por isso, apesar da disponibilização dos primeiros chips no início de 2024, é provável que seja necessário esperar mais algum tempo até ver produtos realmente capazes de aproveitar o potencial da nova tecnologia.
Dito isto, as grandes fabricantes deste mundo apontam para melhorias significativas de performance em vários mercados, como é o mobile, o de centro de dados, e claro, o de placas gráficas.
É assim esperado que a nova geração de placas gráficas NVIDIA e AMD já faça uso desta tecnologia. Uma grande novidade para a AMD, visto que a memória GDDR6X foi um exclusivo NVIDIA. Dito isto, apesar da expectativa de novas gerações de placas gráficas em 2025, é muito provável que ambas as fabricantes lancem um ‘refresh’ das suas atuais placas em 2024, na forma das RTX 40 Super e Radeon RX 7×50.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou na realidade não importa, visto que as fabricantes estão a limitar propositadamente a performance dos seus produtos, para ganhar o maior lucro possível? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!