Um dos principais pontos fortes do Android, comparativamente a outros sistemas operativos para dispositivos móveis, é a forma como podemos aceder e navegar pelos ficheiros com alguma facilidade. Em muitos casos parece que estamos a utilizar um computador. Ocasionalmente e quando menos esperamos, temos necessidade de aceder, alterar ou transferir alguns ficheiros, sendo que para isso necessitamos de bons exploradores de ficheiros Android.
Play Store: os melhores exploradores de ficheiros Android grátis!
MiXplorer
Na prática, o MiXplorer é um dos exploradores de ficheiros Android mais completos e oferece diversas funcionalidades a custo zero e ainda acesso gratuito à armazenamento na cloud. Em paralelo suporta ainda OTG sem plugins adicionais, permite a utilização de separadores e suporta FTP, SFTP, WebDAV e Bluetooth. Importa salientar que permite ainda encriptar pastas e ficheiros de forma individual
Para se adaptar da melhor forma às preferências de cada utilizador, os botões podem ser personalizados para dar um acesso mais rápido às funções que habitualmente são mais necessárias.
No entanto nem tudo é perfeito neste explorador de ficheiros Android. A principal falha desta aplicação é não estar disponível na Play Store. Atualmente, a melhor forma de se obter esta aplicação é através do XDA Labs. No entanto, para muitos utilizadores, este método pode ser mais problemático. Para além disso, este também não é o gestor de ficheiros mais bonito do mundo. No entanto é sem dúvida um dos mais completos em termos de funcionalidades.
Mais informações e download aqui.
FX File Explorer
O FX File Explorer apresenta um design muito “clean” que ajuda os novos utilizadores a navegarem pelos diversos menus sem a necessidade de um tutorial detalhado. É ainda possível escolher-se entre diversos temas com uma cor dominante que vai definir a aparência geral da aplicação.
Embora gratuito, o FX File Explorer possui uma versão paga que inclui diversas funcionalidades, como o acesso ao armazenamento na cloud. O FX Plus (a versão paga) disponibiliza também a funcionalidade FX Connect (partilha de ficheiros com o Wi-Fi Direct), FTP, SSH e WebDAV e acesso aos ficheiros Android através de qualquer browser Web. Esta é sem dúvida a funcionalidade chave que pode levar muitos utilizadores a optarem pela versão paga.
Voltando à versão gratuita, o FX lida com mais tipos de ficheiros do que qualquer outra app nesta lista – basicamente, pode abrir qualquer um. Entretanto, um menu de navegação lateral permite alternar facilmente entre pastas abertas e um simples gesto dá acesso às opções disponíveis.
Está disponível para download aqui.
exploradores de ficheiros Android: X-plore File Manager
O X-plore File Manager é um explorador de ficheiros eficaz apesar de não ser o mais bonito. A aplicação abre automaticamente dois separadores para facilitar o mover de ficheiros, sendo que cada um possui a sua própria lista de armazenamento.
Este explorador de ficheiros Android oferece ainda a possibilidade de partilhar ou abrir ficheiros APK e ainda disponibiliza um leitor multimédia para vídeos, música e imagens.
Importa ainda salientar a funcionalidade que permite visualizar vídeos com legendas. Para além do suporte para USB OTG, disponibiliza ainda a possibilidade de armazenamento gratuito na cloud.
No entanto, existem funcionalidades que necessitam de uma pequena doação para ficarem ativas. São ela, a possibilidade das legendas que abordámos acima, a transferência de ficheiros SFTP e WI-Fi e a encriptação de ficheiros.
Está disponível para download aqui.
Amaze File Manager
O Amaze File Manager é outro explorador de ficheiros fácil de utilizar. À semelhança da aplicação anterior, abre com dois separadores para facilitar a navegação, embora não seja possível adicionar separadores adicionais. O acesso rápido fornece uma lista dos tipos de ficheiros mais populares (como vídeos e imagens).
Permite a encriptação de pastas e ficheiros com impressão digital e é compatível com sistema com root. Isto significa que vai conseguir aceder a pastas que normalmente não estariam disponíveis.
Ao contrário da maioria das apps que referimos acima esta não suporta armazenamento na Cloud, a menos que pague cerca de 2 Euros por um plugin adicional. Não possui também nenhum reprodutor de conteúdos multimédia.
Está disponível para download aqui.
Total Commander
O Total Commander é um gestor de ficheiros muito completo, mas um pouco confuso para alguns utilizadores. Os botões na parte inferior não estão bem definidos, tornando difícil conhecer a sua função. Funciona como a maioria dos exploradores que estão nesta lista, apresentando automaticamente dois separadores.
Ao nível das funcionalidades, esta app disponibiliza tudo aquilo que podemos esperar destas aplicações, incluindo suporte para FTP, SFTP, WebDAV e Samba (incluindo SMB2). No entanto, todos necessitam de plugins individuais, que são gratuitos. O mesmo se passa com o armazenamento na Cloud, sendo que só são suportados o Google Drive e o OneDrive. Existe também suporte para o Dropbox, ainda que em fase beta. Está presente um leitor de multimédia.
Está disponível para download aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!