Como deve saber, hoje em dia, fruto dos pacotes de dados cada vez maiores, é perfeitamente normal transformar o smartphone num hotspot de internet, caso não exista uma rede Wi-Fi perto de si.
Mas, se quiser, também é possÃvel aproveitar a capacidade de partilha de sinal de internet sem gastar dados móveis.
Ou seja, se porventura tem uma rede Wi-Fi com uma cobertura um pouco aquém daquilo que realmente gostaria em sua casa, pode usar o seu smartphone atual, ou até um modelo antigo que tenha dentro de uma qualquer gaveta, de forma a tentar melhorar o alcance do router.
Saiba como!
Transforme o seu smartphone (novo ou antigo) num extensor ou repetidor de sinal Wi-Fi!
Portanto, transformar o seu smartphone em um hotspot Wi-Fi não só pode partilhar a sua internet móvel com outros aparelhos, como também poderá partilhar a própria rede Wi-Fi de sua casa, ao repetir o sinal que recebe.
- Nota: Porém, para repetir o sinal com qualidade, tem de meter o seu smartphone num sÃtio em que a rede seja minimamente boa. O seu telemóvel vai apenas repetir o sinal que recebe. Se for bom, a repetição vai ser boa. Se for mau… Bem… Já percebeu.
Por isso, se porventura acha que a cobertura de rede do seu router é um pouco fraca, mas não quer investir em repetidores de sinal, ou em dispositivos powerline. Pode ter aqui uma solução low-cost muito interessante para a sua casa. Esta parte do low-cost é especialmente verdade se tiver smartphones sem um qualquer tipo de uso espalhados pela sua casa.
O que é um Repetidor Wi-Fi?
De forma muito resumida, um repetidor Wi-Fi funciona como um amplificador de sinal Wi-Fi em áreas com uma receção mais fraca. Isto em áreas à sua escolha, porque você é que determina o sÃtio onde o aparelho irá ficar.
Ou seja, a ideia é cobrir áreas da sua casa mais problemáticas, onde o sinal do seu router Wi-Fi principal não chega com a mesma qualidade. Assim, uma vez que o smartphone funciona como um repetidor, pode permitir-lhe aceder à Internet através do mesmo router, mesmo que não esteja tecnicamente ao alcance.
Como transformar um smartphone num repetidor?
Como pode ver em cima, a forma mais fácil é a partir da funcionalidade de hotspot que poderá encontrar em qualquer smartphone do mercado. Porém, nem todos os smartphones permitem partilhar sinal Wi-Fi através da funcionalidade hotspot. Tem sempre de perceber se o aparelho que tem na sua mão é capaz de cumprir esta missão.
- Nota 2: A grande maioria dos smartphones Samsung não permite fazer isto. Porém, pode utilizar partilha de internet via Bluetooth.
Dito tudo isto, se tiver um smartphone compatÃvel, basta ir à s definições de Internet, procurar por Wi-Fi Hotspot, e ligar a funcionalidade. Se o smartphone tiver a capacidade de se ligar ao Wi-Fi, e continuar com esta funcionalidade de partilha ligada, é porque vai ser capaz de repetir o sinal do seu router.
Apenas precisa de garantir que tem os dados móveis desligados. (Se não tiver cartão SIM no smartphone, nem precisa de se preocupar com isso).
Vale também a pena salientar que para aproveitar a funcionalidade, tem de se ligar à rede própria do seu smartphone, e não à rede do seu router.
Antes de mais nada, tem mais dicas? Partilhe-as connosco na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!