Como melhorar o som do seu portátil e resolver problemas

Pode ser frustrante quando o áudio dos altifalantes do seu computador portátil está distorcido. Mas, a menos que haja danos físicos, normalmente é possível resolver o problema. Mas como é possível melhorar o som do seu computador portátil e resolver problemas?

O volume está demasiado alto

Se coloca a música dos altifalantes do seu portátil no máximo é provável que esteja a exceder a amplitude máxima que eles podem suportar. É provavelmente por isso que está a ouvir um som com menos qualidade. Isto acontece porque estas colunas pequenas e de baixa potência não foram concebidas para suportar uma saída de som elevada. Especialmente se forem portáteis mais orientados para trabalho.

Tente baixar o volume do seu computador portátil e veja se isso resolve o problema. Se quiser levar o áudio do seu portátil ao máximo, considere comprar colunas externas.

Software de “melhoramento” de áudio

Ativar as melhorias de áudio pode melhorar a qualidade de som dos altifalantes do seu computador portátil. Para tal, modifique o sinal de áudio utilizando vários filtros e efeitos. Pode utilizá-los para, por exemplo, aumentar os graves e os agudos, reduzir o ruído de fundo, normalizar os níveis de volume ou simular o som surround.

como melhorar o som do seu portátil e resolver problemas

No entanto, ao melhorar o áudio, este software pode por vezes distorcê-lo, especialmente se não o tiver configurado corretamente. Também pode ser que esteja a forçar os altifalantes do portátil para além dos seus limites, causando os artefactos de som indesejados que está a ouvir.

Pode tentar configurar corretamente o software de melhoramento de áudio, ou pode simplesmente desactivá-lo se não souber como ajustar as definições.

Atualizar os drivers de áudio

Os controladores de áudio têm de estar optimizados e sem erros para lhe proporcionar a melhor experiência de som. Se estiverem desactualizados, pode ser por isso que o som não está com a qualidade que devia.

No Windows, poderá ter de os atualizar manualmente para obter a versão mais recente. Para isso, pressione Windows+I para abrir o Executar do Windows, digite devmgmt.msc na caixa de texto e clique no botão “OK”.

Clique com o botão direito do rato nos altifalantes incorporados do seu computador portátil e selecione “Atualizar controlador” no menu.

A partir daí, escolha a opção “Procurar drivers automaticamente”. O Windows irá procurar o controlador de áudio mais recente e instalá-lo.

Software em conflito

Algumas aplicações no seu portátil podem interferir com o processamento de áudio de outros, provocando falhas e sons estranhos quando reproduz algo. Isto acontece normalmente se estiverem a competir pelos mesmos recursos.

ajustar as definições de som no Windows 11Para resolver isto, feche qualquer software que também esteja a utilizar os altifalantes para evitar conflitos.

Sobrecarga do processador

A qualidade de áudio do seu portátil também pode ser afetada se o processador estiver a trabalhar demasiado. As causas mais comuns incluem:

Execução de várias aplicações exigentes: Identifique as aplicações que consomem muitos recursos utilizando o Monitor de atividade no Mac ou o Gestor de tarefas no Windows e termine-as para reduzir a carga na CPU.

Processos em segundo plano: Considere alterar os programas de arranque no Mac ou desativar os programas de arranque no Windows para que estas aplicações não sobrecarreguem desnecessariamente a CPU.

Infecções por malware: Pode utilizar o antivírus incorporado no seu sistema operativo (por exemplo, o Microsoft Defender no Windows ou o XProtect no Mac) para procurar e remover vírus.

Sobreaquecimento: Certifique-se de que o seu computador portátil está numa superfície dura e plana e que recebe fluxo de ar suficiente. Além disso, limpe as aberturas de ventilação e desactive o overclocking se o tiver ativado.

Pouca RAM: Aumente a capacidade da RAM para garantir que o sistema tem recursos de memória suficientes para executar os processos de áudio – 8 GB de RAM é o mínimo necessário atualmente.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também