Se tudo estiver bem com o router do seu operador, quer seja ele, da NOS, Vodafone, MEO ou no futuro da DIGI ou outra operadora qualquer, tudo vai correr bem com os serviços que utiliza em sua casa. No entanto a grande questão é que as coisas nem sempre estão assim tão bem configuradas ou podemos ter alguma coisa ligada que está a atrasar tudo. Depois perdemos muito tempo a ligar para os operadores em busca de respostas que demoram a chegar. É que afinal de contas o problema está dentro da nossa casa. No entanto a verdade é que há coisas que pode fazer para melhorar agora mesmo a velocidade do router da NOS, Vodafone e MEO.
Como melhorar agora mesmo o router da Vodafone, NOS e MEO
Em casa temos sempre muitos equipamentos ligados. São boxes de TV, smartphones, tablets, computadores e muitas outras coisas. Embora de uma forma geral tudo funcione bem, por vezes, o número de equipamentos ligados é tanto que o router começa a baralhar os pacotes de transmissão e tudo se torna lento. Dito isto, não é má ideia reiniciar o seu router nem que seja uma vez por semana. De facto, na maioria das vezes isto resolve todos os problemas. É como um arranque limpo.
Desativar protocolos sem fios mais antigos
Como otimizar as definições do router em termos de velocidade? Uma das primeiras coisas que pode considerar é desativar os protocolos sem fios antigos. Os routers mais recentes utilizam o protocolo Wi-Fi 802.11ax para fornecer as velocidades Wi-Fi mais rápidas. As suas capacidades excedem as ofertas da maioria dos ISPs. No entanto, embora o seu router possa ser rápido, se tiver determinados dispositivos ligados, toda a sua rede ficará mais lenta. O protocolo Wi-Fi 802.11b, muito mais antigo, torna toda a rede mais lenta. Idealmente, deve remover ou atualizar quaisquer dispositivos que utilizem protocolos Wi-Fi mais antigos, como o b ou o g.
Os protocolos Wi-Fi mais rápidos, por ordem do mais rápido para o mais lento, são ax > ac > n > g > b. Consulte a documentação do seu router para saber como o fazer.
Isto vai ajudar a melhorar a velocidade do seu router da NOS, MEO ou Vodafone.
Altere o canal
O canal que o seu router utiliza afeta as capacidades Wi-Fi. Dito isto, há um número limitado de canais Wi-Fi dentro de cada banda. Se muitos routers numa área pequena tentarem usar o mesmo canal Wi-Fi e estejam na mesma banda sentirá interferências, o que pode resultar numa ligação Wi-Fi muito mais lenta.
Felizmente, existe solução. Se tiver acesso às definições de administração do seu router Wi-Fi, pode ajustar manualmente a seleção do canal de router Wi-Fi numa tentativa de encontrar um canal mais silencioso e livre de interferências.
Como mudar o canal da banda 2.4GHz
Se procura aumentar a velocidade Wi-Fi, mudar de canal pode garantir mais velocidade. Mas há duas coisas que tem de fazer primeiro. A primeira é descobrir os canais Wi-Fi mais movimentados e sossegados à sua volta. Isto através de uma app que analisa os sinais Wi-Fi. É verdade que existem alguns routers que nativamente fazem isso mas é mais comum ser necessária uma app.
A app para Android que referimos abaixo é muito boa para este efeito.
A segunda coisa é descobrir o endereço IP do seu router Wi-Fi. Sem ele, não poderá aceder ao seu router para ajustar as definições do canal Wi-Fi. Uma vez que o tenha, insira o endereço IP na barra de endereços do browser e prima Enter. Depois deve surgir a página de login do router e é só introduzir as credenciais. Em alguns dos casos e se não as mudou estão debaixo do router.
Agora as instruções variam de router para router, mas normalmente, será assim.
Localize as suas definições de Wi-Fi, normalmente encontradas em Definições Sem Fios, Wi-Fi ou Avançadas.
Localize as opções de Wi-Fi de 2,4GHz e, em seguida, as opções de canal Wi-Fi.
Escolha um novo canal Wi-Fi de 2.4GHz.
Por exemplo no router da Huawei que serve as ligações Vodafone e outras basta entrar no router, escolher configuração avançada. A seguir vá a opção WLAN e escolhe Rede 2.4GHz (avançada).
AÃ como mostra a imagem abaixo podemos mudar de canal. Devemos escolher aquele que a app mostrou como estando menos ocupado.
Se estiver muito perto do router talvez seja boa ideia optar por utilizar uma rede 5GHz. Assim o princÃpio é o mesmo. É só escolher rede 5GHz e depois o canal. Não se esqueça que se estiver mais longe é preferÃvel usar uma ligação de 2.4GHz.
Altere a localização do router
O posicionamento do router é algo muito importante para termos uma boa ligação Wi-Fi em casa. Se tivermos o router perto da cozinha e só aà passar para outras partes da casa podemos acabar por ficar com a rede Wi-Fi lenta. E a grande questão é que nem nos apercebemos disto. É que na realidade e de acordo com um fornecedor de banda larga britânico, 90% das pessoas não sabem que há um eletrodoméstico que interfere muito com a nossa rede Wi-Fi e torna tudo mais lento. Especialmente se o Router estiver por perto.
De facto, o eletrodoméstico que mais pode interferir com o nosso sinal Wi-Fi é o frigorÃfico. Isto devido aos sinais rádio que emite. Desse modo interfere com a banda larga e consecutivamente com as velocidades de Internet Wi-Fi nas outras partes da casa.
Quem então tem uma casa com a sala junto à cozinha e o router quer seja da NOS, da MEO ou da Vodafone está muito perto do frigorÃfico terá mais problemas. O melhor será sempre colocar o router numa zona alta e onde possa ter menos coisas à volta. É que há outros equipamentos em casa que podem interferir com o sinal, incluindo telefones sem fios e até aqueles sistemas que utilizamos para monitorizar o quarto do bebé.
Escusado será dizer que para além disso existem outros fatores que podem interferir com isto. Inclusivamente as muitas redes Wi-Fi dos vizinhos que temos à nossa volta.
Altere o nome e a palavra-passe da sua rede
Muitas pessoas com conhecimentos técnicos continuam a utilizar o nome de utilizador e a palavra-passe predefinidos do router. Mas os utilizadores com alguns conhecimentos são capazes de invadir redes relativamente seguras com palavras-passe não predefinidas. No entanto, existem algumas formas de os impedir de roubar a sua palavra-passe Wi-Fi.
A utilização de uma palavra-passe Wi-Fi forte é igualmente essencial. Embora possa fazer um bom trabalho dividindo os seus dispositivos em bandas separadas, actualizando o seu firmware e mudando de canal durante os perÃodos de elevado tráfego, é tudo um exercÃcio de futilidade se os seus vizinhos estiverem a utilizar o seu Wi-Fi e a usá-lo para fazer torrent de filmes durante todo o dia.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!