Durante muitos anos, a MediaTek foi tida como a fabricante que alimenta os aparelhos de gama baixa ou gama média, que não é má, mas também não é boa. Pois bem, caso não tenha reparado, as coisas mudaram (e bem) de figura nos últimos anos. A MediaTek tem acesso aos mesmos exatos processos de produção das rivais, e na realidade, em termos de performance, tem estado ela por ela.
Especialmente depois do regresso às gamas altas, após um período de pausa, e de reorganização importante dentro da empresa. Aliás, a MediaTek está tão forte, que pode vir a impressionar o ecossistema Android já em 2024.
Melhor processador Android para 2024 não é Snapdragon!
Portanto, como temos vindo a dizer, a MediaTek decidiu mudar um pouco a sua estratégia no desenvolvimento do seu novo processador topo de gama para aparelhos móveis (Dimensity 9300). Mais concretamente, em vez de continuar com o mesmo ‘setup’ baseado num único núcleo grande de processamento realmente rápido (Cortex-X4), e 7 núcleos de apoio divididos entre núcleos médios e pequenos, a MediaTek preferiu 4 núcleos grandes super rápidos (Cortex-X4) e 4 núcleos “médios”.
Assim, no chip da MediaTek não há espaço para núcleos ‘pequenos’ focados na eficiência energética.
Qual é o resultado de tudo isto? Bem, apesar dos muitos rumores a apontar para um chip quente, e inconsistente no nível de performance. Tudo indica que a MediaTek vai conseguir atingir o seu principal objetivo! Que é ser mais rápida que a Qualcomm.
Agora… Se isso vai resultar? Ainda é cedo para dizer, especialmente porque é esperado que todas as grandes fabricantes do mundo Android optem por equipar os seus smartphones com processadores Snapdragon 8 Gen3, pelo menos numa primeira fase. Estamos a falar da Samsung e Xiaomi com os seus Galaxy S24 e Xiaomi 14 Pro/Ultra.
Em suma, era capaz de apostar num topo de gama baseado num SoC MediaTek, ou ainda não confia nas ofertas da empresa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!