Quem está mais habituado a estas andanças não terá grandes problemas em escolher o óleo ideal para o seu carro. No entanto, a verdade é que isto não é uma tarefa tão simples como parece. De facto, pode ser mesmo muito complicado. Isto porque quando olhamos para uma garrafa de óleo de motor vemos muitos números e letras e se é ou não sintético. Sem saber o que esses números significam tudo fica mais complicado. Além disso, existem várias classificações de óleo de motor mais adequadas a um determinado tipo de automóvel do que a outro. Assim vamos explicar-lhe o que pode fazer para escolher sempre o melhor óleo para motor.
O primeiro número
O primeiro número em que provavelmente reparará terá o formato “5W-30” ou “10W-30”, e poderá encontrar muitos mais. Isto refere-se à viscosidade do motor (a facilidade de escoamento) a diferentes temperaturas. O primeiro número, com um sufixo “W”, refere-se ao seu desempenho em tempo frio ou no inverno. O segundo número refere-se ao desempenho do óleo à medida que o motor aquece. Quanto mais baixo, melhor. No entanto, é aconselhável um óleo que retenha pelo menos alguma espessura à medida que o motor aquece para proteger os componentes vitais.
Recomenda-se sempre a utilização da viscosidade do óleo recomendada pelo manual do proprietário do seu automóvel. Os motores dos automóveis modernos são afinados com uma viscosidade de óleo específica em mente, e mexer nisso pode danificar o motor.
A melhor classificação para o seu automóvel
Os óleos para motores também têm classificações diferentes que determinam a idade do motor em que assentam melhor. A classificação “SA” é a mais antiga. Foi concebida para motores de automóveis que remontam a 1930. A classificação “SB” é utilizada apenas para motores de automóveis de 1951 e anteriores. “SC” classifica o óleo para motores de automóveis anteriores a 1967. “SD” e “SE” são para motores anteriores a 1971 e 1979, respetivamente. “SF”, “SG” e “SH” abrangem os motores anteriores a 1988, 1993 e 1996, respetivamente. No entanto, atualmente, é muito improvável que veja estas indicações em algum lado.
Entretanto as classificações “SJ” abrangem motores anteriores a 2001, “SL” é para motores anteriores a 2004, “SM” e “SN” são para motores anteriores a 2010, sendo que o óleo classificado como SN funciona significativamente mais limpo.
Este é provavelmente o melhor óleo para o seu carro
Por último, o “SP” será muito provavelmente o que verá na maioria das lojas. Isto porque chegou em 2020 e é compatível com motores mais antigos. Na prática significa que é frequentemente a melhor escolha a utilizar, independentemente da idade do seu automóvel. No entanto, há sempre excepções à regra quando se restauram automóveis clássicos com motores exigentes.
Acima de tudo, lembre-se de mudar o óleo regularmente e, se não tiver a certeza da classificação do óleo a utilizar, consulte o manual do proprietário ou consulte um mecânico certificado.
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