Como deve saber, a PlayStation 5 apenas dispõe de 667Gb de espaço útil, visto que dos 825Gb totais, parte tem de ser ocupada pelo sistema operativo e restantes apps pré-instaladas.
Infelizmente, a Sony ainda não permite a instalação de um SSD PCIe 4.0 Interno, sendo também impossível instalar jogos PS5 num SSD externo. Por isso, estamos mesmo limitados a este espaço, que verdade seja dita, em 2021… É extremamente limitado para aquilo que os jogos mais recentes requerem.
Contudo, existem boas notícias! Ao fim ao cabo, apesar de alguns jogos continuarem a encher todo e qualquer SSD (como é o caso de Call of Duty), alguns estúdios já começaram a apostar nas tão badaladas técnicas de compressão que a Microsoft e Sony desenvolveram antes do lançamento das suas consolas de nova geração. E pelos vistos, a Sony tem aqui uma vantagem!
Medo do SSD da PS5? Os jogos já começaram a apostar na ‘Compressão’!
Portanto, Control Ultimate Edition é um dos primeiros jogos a fazer uso à compressão ‘Kraken’ da PlayStation 5. Afinal, estamos a falar de um jogo que ocupa apenas 25GB de espaço no SSD, com texturas 4K e todas as otimizações intactas. Aliás, relativamente à versão para a Xbox Series X, a versão PS5 é 42% mais pequena (25GB vs 42GB).
Contudo, vários entusiastas começaram agora a questionar estas afirmações… Afinal de contas, segundo recentes comparações, Control para a PS5 comporta-se como Control para PC nas definições gráficas mais baixas (Low). Por isso, há quem diga que houve aqui espaço para muita poupança, durante o ‘port’ para a consola da Sony.
Ainda assim, a performance entre as versões PS5 e Xbox Series X é bastante similar (com vantagem para a Xbox), por isso, quer queiram quer não, a compressão está mesmo a fazer alguma coisa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!