Caso não se lembre, os planos originais da Microsoft para o Windows 10X foram arruinados no ano passado, visto que era um SO destinado a aparelhos com mais que um ecrã, mas estes aparelhos estão atrasados… Muito por culpa da própria.
Por isso, a gigante da tecnologia decidiu mudar um pouco as coisas, fazendo do Windows 10X um rival ao cada vez mais popular Chrome OS da Google.
Microsoft com medo do Chrome OS da Google? Windows 10X parece um clone!
Portanto, uma versão de teste do Windows 10X acabou de chegar à Internet! Trazendo algumas similaridades ao Chrome OS da gigante da pesquisa Google.
O Windows 10X tem agora o objetivo de ser um SO super leve, tal e qual como o Chrome OS. E pelos vistos, também conta com um design muito similar, o que por sua vez parece ser um sinal de que a Google anda a fazer alguma coisa boa com os seus Chromebooks. (Este mercado cresceu 122% no terceiro trimestre do ano passado)
Dito tudo isto, tal e qual como o Chrome OS, o Windows 10X é muito focado em WebApps, sendo muito fácil instalar este tipo de programa a partir do browser Edge. Além disso, parece estar agora confirmado que o SO vai ser muito limitado a este tipo de utilização, sendo também possível instalar algumas apps a partir da Microsoft Store.
Entretanto, tudo indica que a Barra de Tarefas é uma versão simplificada daquilo que podemos encontrar no Windows 10 normal. Sendo possível encontrar o Iniciar, o Edge, e mais alguns botões para ver tudo o que está aberto. (Não existe suporte à Timeline).
Para finalizar, no lado direito temos ainda o centro de notificações com algumas definições prontas a utilizar.
Curiosamente, este design pode também servir de indicativo daquilo que a Microsoft está a planear para o Windows 10 tradicional. Afinal de contas, caso não saiba, a gigante está a planear mudar o design do seu SO principal a fundo ainda em 2021.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.