Medo de atender o telemóvel disparou! Sabe porquê?

Os telefones fazem parte da nossa vida há mais de 100 anos. São, sem dúvida, muito úteis, sobretudo para manter contacto com aqueles que estão longe, ou até perto e para resolvermos uma série de problemas sem termos de sair de casa. No entanto está a ocorrer uma mudança de comportamento sobretudo nas pessoas que têm entre os 18 e os 35 anos. A verdade é que o medo de atender o telemóvel disparou. Sabe o porquê?

Medo de atender o telemóvel disparou! Sabe porquê?

Quando muitas pessoas percebem que o seu telemóvel está a tocar ficam assustadas. Sobretudo as que se situam numa classe etária entre os 18 e os 35 anos e que não sabem quem está a ligar. De facto, um estudo recente revelou que há vários pensamentos que lhes assaltam a cabeça, nomeadamente: – quem poderá ser? O que é que eles querem? E eu terei que falar? As possibilidades são demasiado assustadoras.

Medo de atender o telemóvel disparou! Sabe porquê?

De facto muitos, caso não atendam, nem sequer respondem à chamada por medo do desconhecido. E se por acaso conhecerem a pessoa que telefonou, enviam uma mensagem de texto a dizer: “Perdi a chamada, o que se passa?”

É verdade que algumas pessoas não atendem o telemóvel, sobretudo devido às várias chamadas de spam que nunca deixam ninguém em paz. É que são, em muitos casos, demoradas e podiam muito bem ser coisas comunicadas por email.

Depois há outras pessoas que não atendem porque se deparam frequentemente com pessoas que gostam demasiado de falar ao telefone e utilizam maioritariamente esse tempo para queixas, doenças ou críticas.

No entanto há outros medos que não se explicam tão bem.

De facto, algumas pessoas têm medo mesmo que a chamada telefónica recebida seja totalmente inocente. Um estudo descobriu que 81% dos millenials ficam ansiosos antes de atenderem uma chamada.

As principais razões

Quando falamos ao telemóvel em vez de ser por mensagens de texto, uma pessoa normalmente tem de responder “ao vivo” e pode não estar mentalmente preparada o suficiente para dar a melhor resposta. Uma perspectiva que é ainda mais complicada quando se fala com alguém que não se conhece.

Num mundo repleto de e-mails e mensagens instantâneas que sobrecarregam os nossos dispositivos com notificações a chamada telefónica é para muitos como um abuso de confiança.

A pessoa que está a telefonar é vista como se tivesse a exigir tempo. De facto ligar para muitas pessoas na geração atual é perturbar a sua agenda e o estado emocional.

Assim a maioria das pessoas da geração que referi acima vê o telefonema como algo reservado para questões urgentes e sérias.

Também existe quem escape a isto mas esta é uma tendência cada vez mais marcada na nossa sociedade em que todos preferem e sentem-se mais seguro com as mensagens de texto.

No entanto é boa ideia perder o medo e atender o telefone. Até porque se não gostar de alguma coisa pode sempre desligar!

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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