O mundo dos PCs, smartphones, tablets, e até smartwatches, está cada vez mais evoluído e exigente. Mas a evolução tecnológica não está apenas aqui! Ao fim ao cabo, as TVs também trazem cada vez mais tecnologia para cima da mesa, e por isso, o seu poder de computação também tem vindo a subir de uma forma incrível.
Um excelente exemplo disto mesmo, é a nova aposta da MediaTek para o mundo das TVs 8K! Na forma do o Pentonic 2000, o primeiro SoC para TVs com suporte ao novo codec de vídeo H.266, que claro está, é uma evolução ao atual H.265, desta vez pensado para o conteúdo 8K de alta qualidade.
MediaTek já não quer brincar. Novo SoC para TVs topo de gama!
Portanto, como as TVs estão a evoluir a um ritmo incrível, a MediaTek viu uma oportunidade e rapidamente desenvolveu um novo SoC topo de gama para as necessidades futuras. Estamos a falar do SoC Pentonic 2000, baseado nas linhas de 7nm da TSMC. Que é na verdade, o primeiro SoC para TVs a ser feito numa das linhas de produção mais avançadas da indústria.
Dito isto, em termos de capacidade de processamento, o SoC suporta conteúdo 8K até 120Hz com MEMC. Contando ainda com um motor IA integrado, para apostar forte e feio no upscale de resoluções mais baixas. Além destas características, a MediaTek promete também o CPU e GPU mais poderoso do mundo das Smart TVs. Algo que faz sentido, visto que vamos ter suporte a armazenamento UFS 3.1, o que por sua vez, significa o uso de núcleos Cortex A7x.
Além do codec H.266, o Pentonic 2000 vai ainda conseguir processador o codec AV1 (o rei da Netflix), H.265, VP9, AVS3, e claro, outros codecs mais antigos. No campo da conectividade, a MediaTek aposta ainda no WiFi 6E, 5G e ainda HDMI 2.1.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!