A MediaTek ainda é conhecida como uma fabricante “low-cost” de processadores no mundo Android. Porém, isto é inegavelmente uma forma um pouco injusta de descrever a gigante dos microprocessadores no mercado atual.
Afinal de contas, estamos a falar de uma empresa que foi capaz de perceber onde estava a falhar, retirou-se completamente do mercado de gama alta e gama média, isto para se concentrar na gama baixa durante alguns anos, ao mesmo tempo que desenvolvia alternativas realmente interessantes capazes de fazer abanar a sua velha rival Qualcomm, e claro, também a Samsung e a Apple.
Ao que tudo indica, a coisa resultou tão bem, que a aposta só vai subir de tom nos próximos tempos!
MediaTek quer ultrapassar a sua rival Qualcomm. O quanto antes!
Portanto, ao que tudo indica, a MediaTek está a trabalhar de forma muito próxima com a TSMC, de forma a conseguir adaptar ao máximo os seus designs à s especificidades das linhas de produção de 3nm. Objetivo? É muito simples! Passa por retirar o maior rendimento possÃvel das linhas de produção mais avançadas do planeta.
Quer um exemplo? A MediaTek já foi capaz de desenvolver SoCs de 3nm 32% mais eficientes relativamente ao atual processo de 4nm. Não temos a certeza do nome deste SoC, mas é muito provável que seja uma versão de engenharia do Dimensity 9400, o próximo SoC topo de gama da empresa.
Isto é muito interessante, porque a MediaTek já mudou a sua estratégia de divisão de núcleos no seu mais recente Dimensity 9300, ao remover os núcleos focados na eficiência, focando-se muito mais na performance pura e dura. Uma forma de fazer as coisas que deverá melhorar com os 3nm da TSMC.
Curiosamente, a MediaTek parece estar a fazer alguma coisa bem, visto que os mais recentes rumores a vir dos corredores da indústria também apontam para uma Qualcomm pronta a mudar a sua divisão de núcleos dentro do seu próximo Snapdragon 8 Gen4.
Em suma, ainda é cedo para saber o que tudo isto vai dar. Mas… Concorrência é sempre incrÃvel para o consumidor! Especialmente numa altura em que tudo parece estar prestes a encarecer.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!