A MediaTek anunciou o desenvolvimento bem-sucedido do seu primeiro chip baseado na tecnologia de produção de 3nm da gigante TSMC. Um anúncio que feito numa altura interessante, porque vem um pouco antes do anúncio da Apple (12 de Setembro), que por sua vez está prestes a lançar o seu primeiro iPhone com um SoC de 3nm.
Em suma, a MediaTek foi a primeira no anúncio, mas não vai ser a primeira a chegar ao mercado. Anúncio estranho!
MediaTek mais rápida que a Apple? Sim! Mas também não!
Portanto, a MediaTek desenvolveu o seu primeiro chip baseado nos 3nm da TSMC, naquilo que deverá resultar num novo SoC Dimensity que ao que tudo indica vai ser capaz de impressionar nos níveis de performance, e talvez mais importante que isso, nos níveis de eficiência energética.
Porém, a sua produção só deve começar na segunda metade de 2024.
Ou seja, no fundo, a grande vencedora aqui é a Apple, que está prestes a lançar o seu primeiro produto baseado num chip de 3nm, o iPhone 15.
Aliás, como já dissemos várias vezes, a Apple tem reservada a grande maioria da força de produção de 3nm da TSMC, o que por sua vez obrigou várias outras fabricantes a mudar os seus planos para 2023 e 2024.
É por isso que este anúncio é curioso. Enquanto a Apple está prestes a lançar o iPhone 15 Pro e Pro Max com chips de 3nm… O chip agora anunciado da MediaTek só deve chegar ao mercado no final de 2024.
Entretanto, a MediaTek aproveitou a oportunidade para anunciar que os seus primeiros SoCs Dimensity de 3 nm serão usados em smartphones, tablets e aplicativos automotivos a partir do segundo semestre de 2024. Porém, não conseguiu nomear nenhum dispositivo específico em que possamos esperar vê-lo.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!