Nem sempre foram vistos com os melhores olhos. Especialmente no início dos smartphones. No entanto a verdade é que a concorrente da Qualcomm e da Samsung cresceu muito e hoje em dia a MediaTek é também um excelente fabricante. Ora depois de ter mostrado alguns modelos nos últimos anos que apostam num grande desempenho, agora foi a vez de chegar ao mercado o MediaTek Dimensity 9200+ que é na prática a versão mais rápida do seu chipset principal.
MediaTek lançou o Dimensity 9200+ e já há candidatos!
O MediaTek Dimensity 9200 foi lançado no ano passado e concorreu ferozmente com os processadores de topo da Qualcomm. Apesar de não ter sido o chipset mais utilizado do mundo, a MediaTek resolveu torná-lo ainda melhor ao lançar uma versão plus.
Tendo chegado hoje ao mercado o MediaTek Dimensity 9200+ oferece um aumento de velocidade significativo em relação ao 9200. Logo à partida destaca-se o aumento da velocidade do relógio no núcleo central Cortex-X3 que passou de 3,05 GHz para 3,35 GHz. Entretanto os núcleos Cortex-A715 também saltam de 2,85GHz para 3GHz, enquanto os quatro núcleos Cortex-A510 vão dos1,8GHz para 2GHz.
No total, a MediaTek diz que isto resulta num aumento de 10% no desempenho do CPU single-core e 5% no multi-core. Ou seja, são valores bastante interessantes.
No que diz respeito à gráfica, a MediaTek também destaca um aumento de 17% no desempenho geral, com melhorias também no ray-tracing. A eficiência energética também melhorou.
A MediaTek afirma que os primeiros smartphones equipados com o Dimensity 9200+ chegam já este mês, mas não é claro quando veremos quaisquer lançamentos globais utilizando este chip. Dito isto, provavelmente demorará algum tempo até que chegue a qualquer dispositivo nos EUA e Europa. No caso do mercado americano foi apenas este mês que o OnePlus Pad finalmente trouxe o Dimensity 9000 da MediaTek para este país. Seja como for quanto mais concorrência, maior competitividade e melhores preços. Ou seja, no final é o utilizador quem ganha.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!