Como estamos fartos de dizer, a MediaTek tem vindo a crescer, e tem produtos cada vez mais interessantes, especialmente quando comparados a tudo aquilo que a Qualcomm tem vindo a fazer e a lançar.
A MediaTek ainda tem a “fama” de ser uma fabricante de processadores de gama baixa, porém, está a conseguir mudar a mentalidade do mercado, ao começar por conseguir convencer todas as fabricantes de smartphones Android do planeta. Ao fim e ao cabo, a única fabricante que não trabalha com a MediaTek é a Google, que desenha os seus próprios processadores com a ajuda da Samsung.
Sendo exatamente por isso que o foco da MediaTek está novamente a mudar, e a aposta da gama alta vai começar já em 2024.
MediaTek já trabalha com todo o ecossistema Android!
Portanto, se há alguns anos atrás, a MediaTek ganhou fama pelos seus processadores Helios, que deram vida a muitos aparelhos de gama baixa e gama média, o foco agora é outro. A MediaTek vê uma janela de oportunidade extremamente interessante num mercado ainda dominado por uma Qualcomm que todos os anos aumenta os preços de forma quase absurda.
Sendo exatamente por isso que depois de alguns anos a ganhar a confiança dos consumidores, e das fabricantes de smartphones, está na altura de oferecer processadores incríveis a preços um pouco mais baixos. Um grande exemplo disto mesmo está no MediaTek Dimensity 9400 que deverá rivalizar de igual para igual com o Snapdragon 8 Gen4 da Qualcomm.
Ambos processadores baseados no processo de produção de 3nm da TSMC. Além disso, com configurações de núcleos de processamento completamente focadas na performance a sério. Isto ao mesmo tempo que também temos algumas novidades no lado da Inteligência Artificial.
Vai ser um duelo de titâs, onde haverá apenas um vencedor… Nós! Os consumidores. Afinal, concorrência e rivalidade resulta (quase) sempre em produtos melhores e mais baratos.
Não deverá faltar muito tempo até que a Xiaomi, Samsung, Honor, etc… Lancem smartphones de topo com processadores MediaTek, em vez de apostar apenas na Qualcomm.