O MB Way foi um avanço brutal no combate ao dinheiro ‘vivo’, ao permitir a troca de dinheiro livre e instantânea entre bancos sem qualquer problemas ou pagamentos à mistura. Aliás, houve uma altura em que muita boa gente saia de casa sem carteira, trazendo consigo apenas o smartphone para levantar dinheiro ou fazer pagamentos.
Mas claro que este avanço teve de levar um sério travão, quando os bancos viram a possibilidade de ganhar alguns trocos. Algo que ainda não está implementado em todas as entidades bancárias, mas que infelizmente já é uma triste realidade em bancos como o BPI, Millennium, Caixa Geral de Depósitos, Santander e Caixa Agrícola.
No entanto, ainda não existe uma comissão ‘standard’. Ou seja, os bancos pedem aquilo que bem entendem pelo uso deste serviço outrora gratuito. Ora veja:
- BCP (Millennium) – 1,248 euros por cada transação. Valor que desce para os 52 cêntimos dentro da app do banco. (Clientes frequentes não pagam taxa)
- BPI – 1,2€ por cada transferência. Quem usa a app do banco não paga. (Existem pacotes que não pagam taxa.)
- Caixa Agrícola – 25 cêntimos por cada transferência.
- Caixa Geral – 85 cêntimos (88,4 com o imposto de selo). No entanto, os clientes com menos de 26 anos, ou Conta Caixa não pagam taxa. Quem usa a app do banco não paga a taxa.
- Santander – 93,6 cêntimos por transferência. No entanto, quem tem cartão Stream, Maestro Jovem, #U, # Global U e Mundo 123 estão isentos. Quem usa a app do banco não paga até aos 50€. (46,8 cêntimos após o limite)
MB Way – As comissões dos bancos vão ser limitadas, mas não proibidas
Portanto, devido a esta situação, o PS avançou com um projeto que pretende limitar as comissões no uso do MB Way. No entanto, infelizmente, a proibição nem sequer foi posta em cima da mesa.
Dito isto, a proposta foi aprovada e vai agora ser discutida.
Em suma, os bancos vão ver algumas limitações a ser impostas na cobrança de comissões em serviços digitais como o Revolut, MB Way, etc… Além de tudo isto, é preciso também ter em conta que o PS planeou isentar operações até alguns certos limites.
- 100 euros por operação;
- 500 euros enviados em operação na plataforma durante o período de um mês;
- 50 transferências realizadas no período de um mês
Agora resta esperar para perceber qual irá ser o resultado final.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!