A aposta na eletrificação das fabricantes automóveis está a atingir níveis absolutamente incríveis. Estamos a meio de uma transição energética, que na opinião de algumas fabricantes, implica deixar para trás os antigos motores a combustão, pausando o desenvolvimento, ou mesmo terminando completamente a produção dos modelos mais recentes.
Pois bem, existe uma empresa que ainda mantém a aposta e evolução destes motores, a Mazda.
Assim sendo, pelo menos por enquanto, a Mazda não vai deixar de modernizar e evoluir os seus motores a combustão!
Portanto, apesar do apoio elétrico, a própria Mazda garante muitas novidades nos novos motores a combustão. Segundo a marca, vamos ter motores a gasolina e gasóleo capazes de emitir menos CO2 e menos gases NOx. Ao mesmo tempo também vamos ter melhores consumos e claro está, mais potência.
Novos motores de seis cilindros, em linha, estão a caminho!
Pois bem, além de evolução das ofertas atuais, a empresa vai criar novos motores de seis cilindros, a gasóleo e gasolina para as suas ofertas de maiores dimensões, os SUVs CX-60 e CX-80.
Ainda assim, é claro que os novos modelos a combustão chegam ao mercado com o apoio da eletrificação. Aqui, a empresa mantem a sua plataforma modular, Skyactiv Multi-Solution, da própria Mazda para as opções apoiadas de forma elétrica.
Estamos a falar das motorizações Mild-hibrid capazes de 24 ou 48V, híbridas plug-in e até motorizações que utilizam o “rotary motor” para aumentar a autonomia.
Em suma, tudo indica que a Mazda não quer mesmo desistir do motor a combustão tão cedo. Um objetivo muito apoiado pelos entusiastas que continuam a acreditar nas potencialidades destas apostas. No entanto, será que tudo isto vale mesmo a pena? Ou o futuro é só com motores elétricos?
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!