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Mazda MX-5 RF 2022: Uma experiência viciante de condução!

Mazda MX-5 RF 2022: Com o mercado automóvel em constante mudança, a regra é simples, nenhuma marca pode ficar à sombra da bananeira, sendo necessário acompanhar todas as novidades, o mais rapidamente possível! Como é óbvio, a Mazda sabe bem disto.

Ao fim ao cabo, a marca tem vindo a apostar imenso em novidades eletrificadas, e em tecnologias fora de série, para os ainda muito utilizados motores a combustão. Onde nem os seus modelos mais populares se safam.

No entanto, existem exceções que ainda escapam à regra, quase sempre por uma boa razão. O novo Mazda MX-5 2022 é prova disso mesmo!

Em poucas palavras, no modelo testado, temos um carro desportivo que vai meter os olhos de muitos fãs, com lágrimas de orgulho, tal é a condução dinâmica e “crua” ao volante.

Estamos a falar de um automóvel, que além de bonito, é também uma espécie de brinquedo, ao conseguir oferecer uma experiência de condução divertida, e na verdade, viciante. Isto, ao mesmo tempo que não destrói a carteira, com consumos exagerados.

Desta forma, na nossa opinião, temos aqui um carro que oferece uma condução e experiência desportiva, num automóvel, que é cada vez mais um clássico. Afinal, temos aqui a frase icónica de que “em equipa que ganha não se mexe”. Ou seja, o Mazda MX-5 mantém o motor a combustão debaixo do capô, e a incrível tração traseira num carro que ronda apenas os 1.000kg.

Dito isto, em comparação ao seu antecessor, as mudanças não são assim tão extensas. Mas vamos por partes.

Design

Com um design focado no exterior, neste campo, a verdade é que as mudanças são mínimas, o que não é obviamente necessariamente mau. Afinal, temos assim um carro que é bem reconhecido ao longe, e que não desilude em nenhum momento.

Assim, com esta altura ao solo e dimensões, aguarde sempre uma pequena ginástica para conseguir entrar e sair do Mazda MX-5 RF, especialmente se for alto. No entanto, como já a minha avó dizia, tudo vale a pena, quando a alma não é pequena! O sacrifício na entrada é rapidamente esquecido, assim que se senta atrás do volante.

Aliás, como opinião geral o acabamento do carro está muito bem conseguido e chama muito a atenção!

Já no interior

Temos alguns detalhes que mudaram, incluindo as cores, que conta agora com este “castanho” para os bancos e detalhes em laranja nas costuras. Nesta implementação temos aqui um ar mais premium e de qualidade para o carro, e alguns acabamentos interiores como uma coluna de direção telescópica para ajustar o volante à sua condução.

Do design à sensação

Em boa verdade, quando conduz este automóvel, vai sentir que as cabeças rodam bastante na sua direção. O que é normal! Estamos perante um design de um descapotável de capota rígida, apelativo para a grande maioria de entusiastas, tudo isto aliado às suas dimensões características e distância ao solo reduzida.

A sensação é que está sentado junto ao asfalto e que os carros ao redor são bem mais altos que o normal. No entanto, para uma condução dinâmica, ou mesmo em passeio, vai mesmo notar a diferença, com o resultado final a passar por uma condução relaxada, mas muito mais “crua” relativamente aos carros comuns.

Em poucas palavras, consegue ter uma viagem relaxada e calma, mas sempre com a boa sensação e vibração e som do motor muito bem recebido e sentido.

Nos dias de teste fiz algumas viagens na Autoestrada e tenho a dizer que mesmo aqui o modelo surpreende pela positiva. A viagem é agradável e nem a suspensão o vai decepcionar. Contudo, apesar de contar com a versão RF, vai sentir sempre algum barulho do vento dentro da cabine.

Em suma, a experiência de condução neste desportivo, é que ao contrário de muitas ofertas modernas, a altas velocidades, não sente que está a “flutuar”. Sente tudo o que está a acontecer, o que por sua vez nos deixa bastante mais alerta, e a viver muito mais a experiência.

Dinâmica e Desempenho

Ora bem, de momento, o novo Mazda MX-5 conta com duas motorizações, o motor 1.5L e a versão maior 2.0L para os entusiastas mais exigentes. Contudo, na versão testada, temos o motor 1.5L capaz de 131cv.

Sim, eu sei… À primeira vista isto parece não impressionar, mas não se deixe enganar pelos números no papel. Isto porque temos aqui um carro pequeno e leve que ronda entre os 900-1.000 kg conforme o acabamento.

Assim sendo, apesar dos ‘números’, é capaz de ir dos 0-100 km/h em menos de 9s.

Na minha opinião, este motor 1.5l de quatro cilindros é superdivertido e sempre curioso, quando tentei “puxar” pelas rotações. Afinal de contas, de fábrica, é capaz de chegar às 7.500 rpm, o que como deve imaginar, garante um som característico, que o vai manter bem agarrado ao volante, a desejar que a estrada nunca mais termine. 

Além disto, apesar dos consumos não serem uma prioridade num carro como este, tenho de saliente este ponto. Ao fim ao cabo, sem muito esforço, vai manter os consumos a rondar os 5-6 litros! Mesmo a “puxar” não espere fugir muito dos 6~7.5 litros.

A pergunta que os entusiastas não paravam de perguntar

“O Mazda MX-5 RF 1.5L de 131 cv é capaz de andar de lado?”

Pois bem, a resposta é sim!

Temos aqui a oferta ideal para isto mesmo e a empresa reforçou o eixo traseiro para 2022. O resultado? Mesmo com a oferta menos potente tem aqui uma traseira muito ativa quando desliga o controlo de tração, e isto mesmo em dias secos ou de chuva.

A capacidade para chegar a 7.500 rpm, a força linear e o seu “peso leve” garantem que o motor não vai morrer a meio do que esta a fazer. No entanto, apesar do Mazda MX-5 quase que o ensinar a fazer “Drift”, a verdade é que não aconselho ninguém a fazer isto, nem a desligar o controlo de tração. Especialmente, se não tem a mínima ideia do que está a fazer, apenas teste estas capacidades nos locais adequados para o efeito!

Experiência diária

Um carro pequeno, de dois lugares e quase sem espaço de arrumação é fácil de utilizar no dia-a-dia? A resposta é sim e não.

Apesar do carro ser até bastante baixo, a verdade é que não foi incomodo entrar, mesmo quando estacionado no meio de outras viaturas. O interior acomoda muito bem os dois passageiros e apesar da minha altura, e envergadura, não me senti “apertado”. (O que não é fácil nestes tempos de páscoa!)

Além disto, a bagageira é capaz de acomodar 127 litros e acomoda facilmente o necessário para o dia a dia. Contudo, no interior a história muda, foi aqui que senti o pouco espaço de arrumação, mas gostei de um pormenor interessante. Os suportes para copos não são fixos e pode colocar na frente, atrás ou até retirar completamente conforme a sua preferência.

Mesmo nesta oferta mais desportiva, temos muita tecnologia à mistura!

Tal como costumo dizer, desde que ajude na segurança e condução, a tecnologia é sempre bem-vinda. Afinal de contas, até mesmo neste desportivo existem ocasiões que a intenção é apenas chegar ao destino da forma mais relaxada possível.

Assim sendo, entre outros, temos sensores de estacionamento, Cruise Control, avisos sonoros de potenciais perigos e até o cada vez mais popular lane-assist.

Além disto, existem dois ecrãs, um no painel de instrumentos, e claro, o ecrã para o sistema de entretenimento. Mas neste segundo ecrã, temos um facto curioso. Afinal, o ecrã do sistema de entretenimento é touch! Mas… apenas quando está imóvel. Depois terá de usar as famosas ‘rodas’.

Conclusão – Mazda MX-5 RF 2022

Em suma, o Mazda MX-5 RF continua a ser um dos melhores e mais completos carros do seu segmento. Ao longo dos anos tem vindo a ser o desportivo de dois lugares e tração traseira mais vendido de sempre. Algo, que não acontece por acaso, especialmente num desportivo com mais de 25 anos de história.

Além disto tudo, tendo em conta o seu tamanho, o interior até é espaçoso, e até o motor 1.5 de 131 cv não o vai deixar na mão.

Em poucas palavras, sim, o Mazda MX-5 continua a ser uma das melhores ofertas (senão a melhor), para quem procura um desportivo pequeno, ágil, divertido, económico. E tudo isto com um preço que começa nos 30.830€. Se ficou interessado veja toda a gama e ofertas, clique aqui.

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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