A Mazda tem vindo a apostar na eletrificação no mercado automĂłvel, com uma tendĂȘncia que nĂŁo tem ainda uma data definida para abrandar. Uma coisa Ă© certa, a aposta Ă© grande, jĂĄ tem parcerias Ă mistura, e claro, o seu fim nĂŁo vai ser assim tĂŁo cedo quanto isso.
Assim sendo, desta vez temos em mãos o novo 100% elétrico Mazda MX-30!
Um crossover que chega ao mercado com um design diferente da concorrĂȘncia, bem como alguns detalhes curioso. Em poucas palavras, estamos aqui a falar de um modelo de estilo SUV, que garante bastante conforto, alguma dinĂąmica na condução e uns acabamentos interiores que o diferenciam da concorrĂȘncia.
No entanto, pode ficar aquém de alguns adversårios, quando o assunto é a praticabilidade.
Mazda MX-30 – Um 100% elĂ©trico diferente da concorrĂȘncia!
Design
Como jĂĄ foi dito algumas vezes por aqui, a verdade Ă© que gostos nĂŁo se discutem e desta vez, a velha frase volta novamente a fazer todo o sentido. Afinal de contas, as opiniĂ”es entre entusiastas e curiosos nĂŁo conseguem ser unĂąnimes. Enquanto muitos gostam imenso, outros nem por isso. Mesmo dentro da Leak.pt, as opiniĂ”es foram as mais diversas possĂveis. Ă um design estranho, que claro, pode acabar por entranhar no espĂrito do condutor.
Contudo, onde a opinião foi unùnime, pela positiva, foi no interior do modelo. Afinal de contas, é notåvel a atenção aos detalhes e também na escolha de bons materiais em locais que fazem todo o sentido.
Assim sendo, na minha opiniĂŁo, temos aqui um pequeno SUV 100% elĂ©trico que foge um pouco ao “tradicional”!
AliĂĄs, este modelo em questĂŁo, atĂ© traz consigo as famosas e raras portas que se abrem ao contrĂĄrio. Algo que ao nĂvel de design, Ă© bastante agradĂĄvel e atĂ© dĂĄ um toque do antecessor deste modelo… No entanto, no dia-a-dia, o assunto muda, com a praticabilidade bastante afetada no meu uso. (Vou falar disto mais Ă frente.)
Em suma, no campo do design e qualidade de construção, ficamos muito bem servidos.
Sensação
Passando do visual Ă experiĂȘncia diĂĄria, a sensação diĂĄria Ă© que este Mazda MX-30 Ă©Â um carro premium. Os materiais no seu interior, sĂŁo moles e de qualidade, com uma boa variedade de texturas em quase todo o lado. Um modelo que fica bem longe dos plĂĄsticos duros e rĂgidos.
No entanto, apesar do cuidado no design, como mencionei em cima, existe uma contradição neste MX-30. Ao fim ao cabo, a sua praticabilidade estĂĄ afetada por algumas decisĂ”es “mais estĂ©ticas”. Desde o seu ecrĂŁ para o sistema de entretenimento de 8.8 polegadas, que nĂŁo Ă© touch screen, e por razĂ”es que nĂŁo consigo compreender, conta com uma resolução ultra-wide que acaba por afetar a utilização do Android Auto.
Outra das decisĂ”es que o afasta da concorrĂȘncia a nĂvel estĂ©tico sĂŁo as suas portas traseiras, bem como toda a parte traseira. Muito resumidamente, a qualidade e atenção que temos ao detalhe na parte da frente, parece ter passado para segundo plano nos lugares traseiros. Naquilo que parece ter sido um mundo de compromissos, para dar espaço Ă s tais portas. Isto, desde a necessidade de abrir a porta da frente e tirar o cinto para sair um passageiro, aos vidros fixos na sua traseira.
Performance e Condução
O Mazda MX-30 conta com uma nova motorização 100% elĂ©trica muito equilibrada para a condução em cidade. Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma motorização elĂ©trica capaz de fornecer 145 cv de potĂȘncia e 270 nm de binĂĄrio.
Resumidamente, não vai surpreender nenhum entusiasta com a sua aceleração, mas é bastante despachado para todo o tipo de situaçÔes. Incluindo as vias de aceleração para as Autoestradas. Tudo graças, claro estå, ao torque e resposta instantùnea deste tipo de motores.
Em termos de nĂșmeros!
A marca garante 9.7 segundos dos 0-100km/h e uma velocidade mĂĄxima de 140 km/h. NĂșmeros que se revelaram estar bem perto dos resultados dos nossos testes. Visto que o Mazda MX-30 fez dos 0 aos 100 km/h a em 9.5 segundos.
Um fato curioso, é que não existe a opção para escolher entre vårios tipos modos de condução, como o ECO, Confort ou Sport. O comportamento é definido pelo seu tipo de condução.
Ainda assim, ainda em termos de condução, tenho de apontar que a experiĂȘncia aqui nĂŁo estĂĄ focada na dinĂąmica, e na verdade, nem precisa. Contudo, o novo 100% elĂ©trico curva bastante bem, devido ao seu centro de gravidade bastante baixo e Ă capacidade deste SUV de controlar o seu peso.
Em suma, na verdade, senti que o seu foco Ă© o conforto e sensação premium ao volante, o que neste modelo, estĂĄ garantido. O problema estĂĄ na…
Autonomia!
Segundo a empresa, o novo Mazda MX-30 100% elĂ©trico Ă© capaz de rondar os 200 km de autonomia em cada carregamento. Um nĂșmero que nĂŁo impressiona o comprador mais exigente, mas corresponde Ă realidade, isto, se optar por uma condução mista feita com boa regeneração.
Assim, se o objetivo é a condução em autoestrada, tenha atenção, aqui a autonomia pode surpreender pela negativa.
Afinal, temos aqui um pack de baterias de 35.5 kWh, que pode ser carregado de 20 a 80% em cerca de 36 minutos, se utilizar um carregador rĂĄpido DC. Mas, cerca de 3 horas ou mais num carregador AC a rondar os 6.6kW.
NĂŁo existem dĂșvidas aqui, os 200 km de autonomia sabem a muito pouco e nem o seu carregamento rĂĄpido, o “safa” neste ponto, se pretender fazer viagens maiores. Sendo assim, um pequeno SUV pensado para uma utilização citadina.
Tecnologia
Ora bem, continuo a afirmar que as ajudas tecnolĂłgicas na condução, sĂŁo sempre bem-vindas, especialmente se garantirem mais segurança. Desta forma, saiba que de forma positiva temos quase tudo e mais alguma coisa aqui incluĂda.
Temos um painel de instrumentos que mistura um bom ecrĂŁ central e manĂłmetros fĂsicos. Quanto ao restante, temos um ecrĂŁ touch de 7″ para o controlo de temperatura com botĂ”es fĂsicos Ă sua volta. No entanto, o ecrĂŁ para o sistema de entretenimento nĂŁo impressiona.
Voltando Ă tecnologia e segurança, temos aqui sistemas de travagem de emergĂȘncia automĂĄtica, sistemas de manutenção Ă faixa, que funcionam muito bem em conjugação com o cruise control adaptativo, que mantem a distĂąncia aos carros da frente e ajuda bastante no transito.
ConclusĂŁo – Mazda MX-30 e-Skyactiv
A sensação que o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv foi capaz de me oferecer Ă© de ser uma oferta diferente da concorrĂȘncia, no entanto, Ă© inegĂĄvel que fica a saber a pouco.
Ou seja, o seu design, quase sempre bem conseguido, acaba por afetar a parte UtilitĂĄria da sigla SUV (Sport Utility Vehicle ou VeĂculo Desportivo UtilitĂĄrio), especialmente quando olhamos para a parte de trĂĄs do carro. NĂŁo acho que seja um “Deal Breaker”, visto que o pacote em si tem muito potencial para encher as medidas de quem quer um carro elĂ©trico amigo da carteira, e da cidade. Mas lĂĄ estĂĄ… Ficou a saber a pouco, especialmente quando a nossa rede de carregamento pĂșblico continua a deixar a desejar, em vĂĄrios pontos do paĂs.
Entretanto, se ficou interessado no Mazda MX-30 e-Skyactiv, veja todos os detalhes ao pormenor, clique aqui.
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