Mazda 3 Nagisa Skyactiv-G: O Hatchback a escolher em 2024!?

O mercado automóvel atual tem inúmeras ofertas para os mais variados tipos de condutores, desde as mais exigentes na desportividade, preço, potência e prazer da condução, até às soluções mais amigas da carteira, que claro, trazem alguns compromissos à mistura.

Dito tudo isto, a Mazda foi capaz de encontrar um equilíbrio extremamente interessante nos pontos mais fulcrais daquilo que é a experiência de condução. Este Mazda 3 não deveria ser tão bonito, tão premium, e na verdade, também dinâmico. Mas é! A Mazda convenceu-me.

De forma mais concreta, o mais recente Mazda 3 Skyactiv-G, no acabamento Nagisa, conseguiu garantir um equilíbrio incrível no conforto, potência e condução desportiva. Ao mesmo tempo, traz ainda para cima da mesa acabamentos de imensa qualidade que vão impressionar qualquer pessoa que entre no habitáculo, isto com um bom espaço interior, tudo tendo como base um motor 2.0 naturalmente aspirado a gasolina muito interessante (com apoio mild-hybrid).

  • Nota: Na minha experiência, após vários testes automóveis a sensação de querer voltar para o meu daily-driver é quase sempre uma regra. Contudo, existem exceções e este Mazda 3 é uma delas. Ficava já por aqui!

Mas, como tudo no mercado/mundo, não existem rosas sem espinhos, o Mazda 3 segue o mesmo caminho. Vamos por partes.

Mazda 3

Mazda 3 Nagisa Skyactiv-G – Design

Com um design que o destaca relativamente à concorrência, a verdade é que o Mazda 3 2024 conseguiu conquistar muitos olhares por onde passou. Temos aqui um carro um pouco diferente do comum hatchback nas estradas Portuguesas, sendo exatamente por isso facilmente reconhecido, quase sempre com acenos de aprovação.

Entretanto, a sua filosofia de design exterior acompanha o interior com uma linha desportiva, isto com um olhar robusto, uma distância entre eixos generosa, e ainda um acabamento com detalhes em preto nas jantes, capas dos espelhos e spoiler traseiro.

É um automóvel com aspeto clássico, mas que parece zangada, e pronto para umas quantas curvas. Um aspeto muito bem conseguido e que chama muito à atenção!

Quanto ao interior.

Antes de mais nada, tenho mesmo de o dizer… Este interior está mesmo muito interessante! Afinal, sem alterar demasiado, a Mazda conseguiu garantir um toque clássico e de luxo sem os “exageros” comuns de muitas fabricantes, isto com um ecrã ultra-wide de 10.25” muito bem integrado. Agora capaz de ser utilizado na consola central com botões de atalho e a roda joystick ou até mesmo touch em andamento.

Curiosamente sem colocar luzes Leds ou um ecrã exageradamente grande, este interior ficou no ponto para 2024.

Posto isto, temos aqui muitos detalhes que destacam, desde a cor dos bancos, que conta agora com uma cor “castanha” e muitos detalhes nas costuras em laranja. Um acabamento que garantir um ar muito mais premium ao interior acompanhado pela qualidade de materiais utilizada no carro.

Já quanto a este acabamento em questão, tivemos também o banco do condutor com ajustamento elétrico, um sistema de som da Bose com muita qualidade.

Ainda no interior, tenho a agradecer à Mazda em ser ‘teimosa’ e conseguir manter o sistema de Ar condicionado regulável com botões físicos. Algo que faz imenso sentido, não nos distrai da estrada e garante uma utilização célere de qualidade e confiança na condução.

Mas é no interior que já podemos observar um ponto negativo do carro, o carregador wireless, é que o pequeno rebordo para manter no telemóvel no lugar não é de topo suficiente. A solução aqui é uma rampa mais acentuada, um rebordo maior ou até a utilização de uma borracha mais aderente para manter o smartphone no local correto.

Mazda 3 A sensação de condução!

Ora bem, numa condução citadina ou até de auto estrada temos aqui um carro totalmente competente em todos os aspetos. Desde a sua condução confortável, ao angulo de viragem, ao campo de visão tudo aqui faz sentido e não sente que tem um aspeto comprometido.

O resultado disto e do motor 2.0 naturalmente aspirado no dia-a-dia é uma condução relaxada, suave e muito fácil de controlar. Ou em poucas palavras tem aqui uma condução de qualidade, com boa sensação de segurança e um motor que consegue responder a quase todas as situações.

Mazda 3

Ok… brutal no dia-a-dia, mas então e a performance?

Portanto, é aqui que volto que o bichinho de ‘quero mais’ começou a atacar em força. Este Mazda 3 Nagisa e a sua motorização 2.0 NA e-Skyactiv G de 150 cv estão mesmo qualquer coisa de fora do comum. Até adianto que a caixa de 6 velocidades manual implementada faz imenso sentido, com uma relação um pouco mais curta que outros modelos da Mazda que testei.

O resultado?

Uma aceleração dos 0-100 km/h a rondar os 9 segundos e uma velocidade de topo nos 206 km/h.

Tudo isto graças à chegada do binário total de 213 nm às 4000 rpm e dos 150 cv às 6.000 rpm. Nos dias de teste deu para sentir que o motor garante imenso e torna o carro bastante vivo até numa condução mais desportiva.

Em cidade tem uma condução suave, binário e uma resposta célere graças ao sistema mild-hybrid e uma média total a rondar nos 6.5-7 litros a cada 100 km/h. No entanto, é na condução fora de cidade ou desportiva que o Mazda 3 brilha.

A caixa de velocidades é das melhores que testei com um som, curso e tato muito semelhantes ao que senti no Mazda MX-5. Já quanto à resposta do carro nas curvas, a verdade é que o carro tem um equilíbrio incrível e no limite vai sentir que está sempre sob controlo e que o carro está pronto a ajudar. Curiosamente, isto é possível devido ao foco na barra de torção no eixo traseiro afinada para controlar os movimentos de carroçaria e não apenas o conforto.

Em suma, para mim este Mazda 3 consegue oferecer o equilíbrio certo entre muitos aspetos, conforto, performance, desportividade, luxo e prazer na condução. Aliás, o único local onde que me lembre como ponto verdadeiramente negativo é mesmo o carregador wireless e pronto lá está o valor abaixo.

Mazda 3 Mazda 3 Conclusão o Mazda 3 Nagisa Skyactiv-G é o Hatchback a escolher em 2024!?

Em poucas palavras, sim. Mas nem tudo é perfeito, este é sem dúvida um dos hatchback “comuns” e mais equilibrado que mais gostei. Senti o prazer de conduzir no dia-a-dia e nos testes em condução desportiva. Não temos aqui, um Focus ST, um Golf GTI ou um Hyundai i30n em termos de potência, mas tem tudo o resto. Prazer na condução, acabamento de luxo com um equilíbrio entre conforto e condução desportiva à mistura.

Em suma, sim, o Mazda 3 Nagisa é uma ótima oferta e na realidade até já foi escolhido por muitos especialistas como o carro a escolher. Contudo, tudo tem um preço e este Mazda 3 com o acabamento Nagisa e 150cv ronda os 38.000€.

Será que isto é capaz de ofuscar as ofertas atuais no mercado? Algumas até com mais tecnologia, mais potência ou a um preço mais baixo?

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Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

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