A Mazda continua numa grande evolução e modernização da sua linha de modelos no mercado automóvel Internacional. Ao fim ao cabo, a intenção desta empresa é continuar a aproveitar o crescimento que tem tido nos últimos anos, ao se transformar num marco do mercado. Isto com ofertas sempre atualizadas, cheias de atenção ao detalhe, tecnologia e ajudas à condução.
Assim, a ideia da fabricante é continuar a chamar a atenção para os compradores mais exigentes com uma linha clara e modelos para as diversas gamas.
Dito isto, temos em mãos a versão atualizada do Mazda 2, com mudanças no design, ainda mais atenção ao detalhe, e claro, uma condução que surpreende!
Mas calma, apesar de ter surpreendido pela positiva, a realidade é que nem tudo é bom. Afinal de contas estamos a falar da versão mais “budget” do Mazda 2, por isso, existem compromissos.
Ainda assim, no geral, as novidades são positivas e a condução surpreendeu tendo em conta o seu tamanho, distância entre eixos e motorização.
Mazda 2 Skyactiv G 75 – Primeiras impressões
Em forma de resumo, temos em mãos o Mazda 2 2024, um citadino incrível no sentido da palavra, com um preço competitivo, umas dimensões ideais para utilizar até nas ruas mais estreitas, isto sem comprometer o espaço dos passageiros e bagageira. Além de tudo isto, temos ainda um grau de viragem bastante generoso que o vai ajudar a sair de locais apertados com menos manobras do que o esperado.
O ponto chave para este pequeno citadino é a atenção ao detalhe, com boa posição de condução, boa visibilidade, conforto e insonorização acima do esperado para um citadino de entrada de gama.
Em viagem, mesmo a velocidades de autoestrada, o Mazda 2 mostrou-se muito capaz e confiável a nível de estabilidade, mas senti que faltou algum “músculo” em certas situações. Um ponto que combatido com uma, longa, caixa de 6 velocidades manual faz com que a tenha de utilizar da forma correta para garantir uma economia sentida e uma resposta linear.
Ensaio Mazda 2 Skyactiv G 75 cv 2023 – Design
Pois bem, desde que adquiri o modelo para o teste a verdade é que o seu design conseguiu encantar desde o início. Temos em mãos o típico e reconhecido design da Mazda, encontrado em modelos de topo, mas em formato pequeno. A linha utilizada é semelhante e destaca o citadino como oferta da Mazda ao longe.
Do exterior ao interior
Em suma, o interior conta com um misto de acabamentos mais clássicos com um toque de tecnologia necessário para os dias de hoje. Com um volante premium da Mazda com todos os botões físicos necessários à sua disposição. O mostrador central é analógico e trabalha em conjunto com a introdução de dois mostradores digitais nas laterais, tudo seguindo o mesmo estilo.
O resultado é um tema clássico, funcional e premium para o condutor com um toque de tecnologia necessário, incluindo o ecrã de 8 polegadas para o sistema multimédia na consola central.
Curiosamente, ao estilo da Mazda o ecrã central é apenas touch quando o veículo está estacionário, em movimento terá que utilizar o joystick a meio dos bancos e os botões de atalho. A Mazda garante agora a utilização do touch e ou comando rotativo, quando estacionário, mas isto é o suficiente para escrever aquela rua com nome extenso ou algo mais pormenorizado de forma célere.
Em experiência com este sistema a verdade é que tudo é bastante intuitivo, apenas colocar uma rua em andamento é que lhe vai demorar mais com a roda para escolher as letras. A intenção e bem, é que não perca o foco na estrada, ao mesmo tempo que tudo permanece funcional e isto é exatamente o que acontece mesmo neste Mazda 2 de entrada.
Desempenho e Dinâmica
Portanto, o Mazda 2 conta com uma motorização à disposição muito interessante e característica da fabricante. Ao implementar um motor Skyacytiv-G de 1.5L de quatro cilindros com uma potência total aqui de 75cv ou 90cv se o optar. Aliado a este motor temos uma caixa manual de seis velocidades com um rácio final de velocidade bastante alto, posso dizer que a segunda passa os 100 km/h e que em quarta basicamente atinge a velocidade máxima do Mazda 2.
Então e qual o resultado?
Pois bem, para cidade temos uma resposta célere ao arrancar. No entanto, já em andamento é fácil ir subindo até à quarta, quinta ou sexta velocidade que o carro continua a deslizar sem se queixar. Contudo, tem de ter em atenção que é uma motorização de 75cv em conjunto com uma caixa longa de velocidades. Isto, quase que obriga a baixar uma, duas ou três mudanças para obter a resposta necessária no transito.
Nos dias de teste, senti que é um carro que pode andar quase sempre com o pé a fundo. Na realidade, o que vai mudar entre acelerar e manter a velocidade, é a mudança em que o carro está. Mas saiba que a todo o momento o carro vai indicar que mudança utilizar. Ou seja, a longo prazo começa a ser normal mudar da 5 mudança para uma segunda sem qualquer solavanco ou efeito estranho na condução.
Experiência diária
Antes de mais nada, saiba que conduzir o Mazda 2 garante que vai ter um misto entre uma condução relaxada quase que sem barulho. Mas também uma condução divertida de um citadino pequeno e um motor puro a gasolina. A diferença está na forma como vai utilizar a caixa e o motor do carro, mas no meio disto tudo as médias rondam os 5-5.5 litros a cada 100km sem qualquer dificuldade.
Já quanto ao seu tamanho, a verdade é que ter um citadino pequeno ajuda bastante a encontrar um parque de estacionamento e nas ruas apertadas. No entanto, mesmo a altas velocidades senti que o carro garante muito conforto e confiança com uma boa estabilidade.
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Mazda 2 Skyactiv G 75 – Para concluir
Em suma, o novo Mazda 2 Skyactiv garante ao mercado a oferta de um citadino com muito para oferecer nos dias de hoje. Isto mesmo nesta versão base que mesmo assim garante um bom ecrã para o sistema de entretenimento. Além do cruise-control e limitador de velocidade e um sistema de som potente o suficiente para os dias de hoje.
Contudo, tenho sempre em conta que o motor 1.5 naturalmente aspirado na versão de 75 cv. Ora bem, vai necessitar a ajuda da caixa de velocidades, este é o fator decisivo entre manter, acelerar e deslizar na condução.
Dito isto, todas estas particularidades da Mazda têm um preço e aqui no Mazda 2 começa nos 20,990€. O que acha do novo Mazda 2? Se ficou interessado, veja todas as novidades e opções do Mazda 2 ao pormenor, clique aqui.
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