Sabe porque os pilotos dizem Mayday numa emergência?

É uma expressão que já deve ter ouvido em muitos filmes e séries. Um avião está a cair em direção ao solo e o piloto repete várias vezes a palavra Mayday. Entretanto, nessa altura, o centro de controlo aéreo entra em acção porque sabe que o avião está em perigo. Mas qual a razão pela qual os pilotos dizem Mayday numa emergência?

Mayday utiliza-se em determinados tipos de emergência

A palavra tem as suas raízes na língua francesa, pois vem da frase “m’aider”, que se traduz aproximadamente por “ajuda-me”. Usar algo como “Mayday” funciona melhor do que outros pedidos de socorro como “SOS” porque é inconfundível. Dizer três vezes é ainda mais definitivo.

A década de 1920 assistiu a um aumento do tráfego aéreo, o que significava que um sinal de socorro reconhecido internacionalmente era vital. Um operador de rádio do aeroporto de Croydon, em Londres, chamado Frederick Stanley Mockford, foi encarregado de conceber essa frase. Como o aeroporto recebia muito tráfego de França, pensou numa frase francesa e acabou por escolher m’aider.

2 semanas com o iphone 16 pro max. como tem sido?

É certo que os pilotos poderiam utilizar SOS, mas as consoantes poderiam facilmente ser confundidas com qualquer outra consoante de som semelhante. Isto confundiria o centro de controlo e outros pilotos. O SOS funcionava para as embarcações navais porque estas comunicavam através do código Morse.

A palavra é normalmente repetida

É essencial que o piloto em dificuldades repita a palavra como forma de limitar qualquer tipo de confusão. Pode haver conversas numa das frequências de emergência – 121,5 MHz e 243 MHz – que já estejam a responder a outro Mayday, caso em que o centro de controlo pode ter de repetir a palavra.

O Mayday está estritamente reservado para emergências imediatas, mas há outras chamadas que os pilotos podem utilizar para assinalar cenários menos alarmantes. Nem sempre os motores se apagam e os aviões caem do céu. Por vezes, há falhas mecânicas em que os trens de aterragem ou os flaps não funcionam corretamente. O Mayday é para situações de risco de vida e tem prioridade. Abaixo deste, em termos de prioridade, existe o Pan-Pan. Esta chamada é urgente mas não representa um risco de vida e está reservada para as falhas mecânicas anteriormente mencionadas. Também se pode utilizar no caso de um passageiro estar a passar por uma emergência médica.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...