Já há solução para “matar” o Ransomware nos SSDs!

Nos últimos tempos, especialmente nos últimos quase dois anos, o mundo da informática tem sofrido a bom sofrer, com ataques Ransomware. Tudo graças ao envio dos trabalhadores para casa, que têm de se ligar aos servidores da sua empresa através de VPNs. Um fenómeno assustador, especialmente para as empresas, que devido à falta de segurança das redes domésticas dos seus empregados, podem ficar com a totalidade do seu sistema bloqueado.

No entanto, uma equipa de desenvolvimento afirma agora conseguir proteger todo e qualquer SSD, deste tipo de ataque (encriptação dos dados)! Como? Com um simples software, o SSD-Insider++.

Um tipo de proteção com muito potencial, e potencial para evoluir.

Já há solução para “matar” o Ransomware nos SSDs!

HP EX950

Portanto, segundo a equipa de desenvolvimento composta por engenheiros da Universidade de Inha da Coreia do Sul e do departamento de cybersegurança da EWU (Ewha Womans University), estamos aqui a falar de uma proteção ao nível do firmware do SSD, que basicamente procura por padrões de ataque (Ransomware), de forma a apanhar a tentativa no imediato, e posteriormente a evitar, ao permitir a remoção do software malicioso antes que este posso fazer estragos, ou então, permitir a reversão de todos os efeitos nefastos caso o ataque realmente seja bem sucedido.

Caso não saiba como é que um ataque Ransomware funciona, basicamente, o atacante encripta a totalidade dos dados das suas drives. Pedindo depois uma qualquer quantidade da dinheiro pela chave de desencriptação.

  • Esta proteção tenta evitar a encriptação, anulando o ataque logo na raiz.

Curiosamente, a equipa afirma também que qualquer dano provocado aos dados antes da deteção do ataque, pode ser revertido, sem grandes problemas. No entanto, a equipa também afirma, que no futuro, para garantir a segurança dos utilizadores, este tipo de proteção vai estar de incluída, bem como algum tipo de processamento (via núcleos especializados ARM).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já teve de lidar com algo do género? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Chia: SSD mining dá cabo da drive em 6 semanas

Entretanto, como deve saber, a moeda virtual Chia tem estado na boca do mundo, com a possibilidade de ser a próxima grande moeda a sofrer uma valorização recorde, tal tem sido o seu crescimento.

No entanto, o mining desta nova moeda é bem mais agressivo que o normal. Afinal de contas, enquanto no mining com placas gráficas é perfeitamente possível comprar vários modelos, e deixá-los a funcionar virtualmente durante anos… Assim, um SSD com a missão de minar Chia, vai muito provavelmente deixar de funcionar em cerca de 6 semanas.

Entretanto, leia o resto do artigo aqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também