Como deve saber, a crise no mundo do PC Gaming não se deve apenas à crise na produção de semicondutores, mas também à valorização das moedas virtuais relacionadas com a prática do mining, nomeadamente, o Ether (Ethereum).
Afinal, o sucesso do Ethereum (algoritmo mais rentável no mining via placa gráfica) tem um impacto direto na indústria dos PCs, visto que para minar mais moedas, é necessário o uso de placas gráficas poderosas. Por isso, quanto mais dinheiro der a prática do mining, maior irá ser a procura por placas gráficas no mercado. É exatamente por isto que é quase impossível meter as mãos em uma das novas placas, ou para o fazer, tem de deixar milhares de euros em cima do balcão das lojas.. Pois… Pelos vistos, as coisas vão piorar bastante.
Más notícias para os gamers! O mining está a dar mais dinheiro!
Portanto, a esperança no mundo dos PCs passava pela queda no valor das moedas mais importantes na prática do mining, como são a Bitcoin e o Ether. Contudo, parece que isto não vai mesmo acontecer, pelo menos não para já. Afinal de contas, a Bitcoin, que por si só é capaz de influenciar todo o mercado, está muito estável nos 45 mil euros, e claro, o Ethereum está agora a subir a bom subir, conseguindo já alcançar os 2800€. (Ganhou 10% apenas ontem!)
Para ter noção da coisa, o Ether já subiu 362% apenas em 2021, e claro, a tendência continua a ser de subida. Entretanto, a NVIDIA já implementou um novo limitador de hash rate nas suas placas… Mas com a subida estonteante do valor, será que isto é suficiente? Temos de esperar para perceber o que tudo isto vai dar. Entretanto, 2021 é sem sombra de dúvida o pior ano de sempre para os PC Gamers.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!