Steam: há novidades de Marsmare: Alienation para PC

Marsmare: Alienation tem sido uma autêntica saga. O jogo já há muito que deveria ter sido lançado, mas entretanto começou a guerra da Ucrânia, um dos elementos da equipa Drunk Fly sofreu e continua a sofrer com os seus efeitos, e os restantes membros têm tido bastante dificuldades em conseguir avançar com o projeto. Além disso, e essa será a maior pecha, as comunicações têm estado muito longe do desejável, algo reconhecido pela própria equipa.

Steam: há novidades de Marsmare: Alienation para PC

Entretanto, já com quase um ano de silêncio, estava prometido uma actualização com o ponto de situação do jogo, e esta apareceu ontem. Trouxe-nos coisas positivas e outras menos positivas.

Em termos genéricos, como pontos positivos:

A equipa ainda existe e estão empenhados em terminar o jogo, com a parte gráfica e música terminadas e o código em andamento.

Os itens físicos também estão produzidos, apenas faltando as caixas e cartões SD.

O dinheiro não foi desviado (não existem jantares de centenas de euros ou férias à conta do dinheiro dos backers, ao contrário de certo projeto que todos conhecemos).

Como pontos negativo:

Ainda há um longo caminho até o programador estar em condições psicológicas de terminar o jogo.

Com o aumento dos custos de produção, o valor angariado já está abaixo do break even (mas será coberto pelos elementos da equipa).

As sanções contra a Rússia complicam a logística dos itens físicos, sendo mesmo possível que alguns itens não possam ser entregues aos backers.

O projecto continua com grande atraso e ainda não há uma data definitiva para lançamento da versão para 128K.

No entanto, mesmo com os pontos negativos atrás referidos, o tempo é de optimismo. Chegou assim o jogo para PC (plataforma Steam) e o manual do jogo está em atualização.

Como backers deste projecto, a equipa mandou-nos a chave de ativação prometida (o jogo também se pode adquirir por quem não financiou via Kickstarter, tendo um custo de 1.99 €.

Claro que fomos logo experimentar o jogo e ficámos agradavelmente surpreendidos. Retém toda a jogabilidade da versão para o ZX Spectrum e temos até a possibilidade de escolher música retro e os gráficos do 128K.

Entretanto, enquanto não chega a versão Next, esperada até final do ano (provavelmente a versão 128K apenas estará disponível no próximo ano), temos possibilidade de ir treinando na versão para PC. Pelo menos matamos as saudades deste jogaço.

Podem aqui vir jogar Marsmare: Alienation, versão para PC.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
André Leão
André Leãohttp://planetasinclair.blogspot.pt/
Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

Leia também