Uma nova marca entrou na lista dos cinco maiores fabricantes mundiais de smartphones de vendas. Isto segundo a Canalys, que acaba de divulgar os números relativos ao segundo trimestre, que terminou em junho. Uma coisa é certa. É provável que não conheça a marca surpresa que entrou neste TOP de fabricantes de smartphones.
Nova marca surpresa no TOP de fabricantes de smartphones!
A Transsion é a nova entrada e vendeu 22,7 milhões de unidades durante o trimestre. Ou seja, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. Isto dá à empresa uma quota de mercado de 9%, contra 6% no ano passado. O fabricante chinês é responsável pelas marcas Tecno, Infinix e iTel. Dito isto, conseguiu tirar partido de uma recuperação nos mercados africanos e de uma recente expansão para outros mercados emergentes.
Os suspeitos do costume mantiveram as três primeiras posições. Ou seja, com a Samsung a entregar 53 milhões de unidades. Embora tenha sido um declínio de 14% em relação ao segundo trimestre de 2022, a quota de mercado da Samsung manteve-se estável em 21%. Apesar de a Apple ter visto os seus envios, de 43 milhões, diminuírem 13% numa base anual, o iPhone conseguiu manter a sua quota do mercado global estável, com 17%.
A Xiaomi vendeu 33,2 milhões de telemóveis durante o segundo trimestre de 2023.
Ou seja, o suficiente para ficar em terceiro lugar. A empresa vendeu 16% menos aparelhos do que o número que entregou durante o segundo trimestre de 2022. Este declínio custou à empresa apenas um ponto percentual na quota de mercado global, que ascendeu a 13% no segundo trimestre de 2023. E logo abaixo da Xiaomi estava a Oppo; uma das marcas de telemóveis sob a alçada da BBK Electronics. A Oppo viu a sua quota de mercado global no segundo trimestre manter-se estável nos 10%, apesar de um declínio anual de 8% nas entregas para 25,2 milhões de unidades.
Globalmente, as expedições mundiais de smartphones foram de 258,2 milhões durante o segundo trimestre de 2023, menos 10% do que os 287,4 milhões de unidades entregues durante o mesmo trimestre do ano passado. Foi uma melhoria em relação ao declínio de 13% registado durante o primeiro trimestre deste ano. Amber Liu, analista da Canalys, disse que “O declínio no mercado global de smartphones diminuiu mais uma vez, ajudado por uma redução de stock em todo o setor e sinais de recuperação da procura em certos mercados regionais”.
Entretanto acrescentou também que “a Samsung adoptou uma estratégia conservadora no meio da pressão sobre a rentabilidade e da lenta recuperação da indústria de semicondutores. Com o segundo trimestre a ser uma época baixa, com menos lançamentos, a Samsung registou o seu desempenho mais baixo no segundo trimestre desde 2013. Com o lançamento de alto nível dos seus mais recentes modelos Galaxy Z Flip e Fold, demonstrou claramente a sua ambição de competir com a Apple no mercado de luxo. Este movimento estratégico é crucial para a sua recuperação prevista para os próximos nove a 12 meses”.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!