Deve utilizar a máquina de lavar louça sem estar cheia?

Se está em frente à sua máquina de lavar loiça meio cheia, a pensar se deve carregar no botão “iniciar” ou esperar pela carga completa, não é o único. Este é um dilema comum que frequentemente suscita um debate animado. Por um lado ninguém quer desperdiçar água. Por outro ninguém gosta de uma cozinha suja. Dito isto, deve utilizar a máquina de lavar louça sem estar cheia?

Deve utilizar a máquina de lavar louça sem estar cheia?

Mas está na altura de acabar com as dúvidas. A sua máquina de lavar louça foi concebida para poupar água, por isso não há mal nenhum em fazer meia carga.

De acordo com vários estudos, lavar a loiça à mão gasta muito mais água do que a sua máquina de lavar loiça eficiente. Mesmo uma máquina de lavar loiça com meia carga é mais eficiente do que lavar a loiça à mão. Estima-se que o funcionamento de uma máquina de lavar louça com apenas oito pratos economiza água em comparação com a lavagem à mão. Claro que aqui também entra as questões de energia.

coloque na máquina de lavar, máquina de lavar louça cheia

Naturalmente, a forma mais eficiente de utilizar a sua máquina de lavar loiça é com a carga completa, uma vez que isso o ajuda a tirar o máximo partido do seu ciclo de lavagem… mas meia carga não faz mal nenhum. A forma e o momento em que a sua máquina de lavar loiça funciona depende das suas preferências.

Se fizer uma meia carga, evita que os alimentos sequem na sua loiça enquanto espera por uma carga completa e utiliza menos água do que lavar à mão e enxaguar. Se estiver com pressa e não quiser esperar, meia carga é uma ótima opção.

Para os que se preocupam com o ambiente, pode maximizar a eficiência da sua máquina de lavar louça esperando por uma carga completa. Combine isto com a utilização de detergente ecológico para a máquina de lavar louça e estará no bom caminho para uma rotina de lavagem de louça ecológica.

Lavar louça à mão ou na máquina: o que gasta mais água?

Com o preço da eletricidade também a aumentar, para além da água, várias pessoas optaram por lavar a louça à mão. Mas será isto realmente boa ideia? A resposta pode surpreender até porque temos valores para apresentar!

Lavar louça á mão

Para darmos uma resposta concreta é necessário percebermos ao certo quantos litros de água gasta uma máquina de lavar louça. Isto é um valor que muitas pessoas desconhecem! Ora uma máquina de lavar cheia utiliza cerca de 13 litros de água para lavar 144 peças. Para lavarmos a mesma quantidade à mão iríamos necessitar de 100 litros de água! Isto de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bonn na Alemanha.

Ainda não acredita nestes valores?

Vamos olhar para a quantidade de água necessária para lavar à mão, começando com o lava louça. Em médio o tipo de lava louças mais utilizados em Portugal podem acomodar entre 15 e 45 litros de água. Por uma questão de média vamos olhar para os 30 litros.

Agora pense no quanto enche o lava louças durante o processo de lavagem. Se for para lavar 144 peças vamos mesmo necessitar de o encher. Não totalmente mas digamos que a metade. Ou seja, cerca de 15 litros. Aqui vemos logo que já ultrapassámos a quantidade de água que a máquina de lavar utiliza. No entanto não parece muito mau. Isto se compararmos estes valores com os obtidos pelo estudo alemão.

Mas pense na última vez que lavou louça à mão, sobretudo muito suja, e verifique a frequência com que mudou a água? Duas vezes? O valor da água gasta já duplicou.

Para além disso quanta água fria deixamos escorrer pelo ralo enquanto esperamos que ela aqueça?

Uma máquina de lavar louça é mais eficiente ao nível da água que lavar à mão. Sobretudo quando se tem uma carga completa. Mas também temos de ter alguns cuidados. Não vale a pena utilizar a máquina com 5 ou 6 pratos. Mais vale esperar encher e só depois lavar. Isto para poupar água e eletricidade também.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também