Para além das máquinas de lavar, as secadoras também também muito impacto naquilo que pagamos de electricidade. Dito isto, para ajudar a minimizar o custo da sua utilização há alguns truques que não podemos mesmo ignorar. Isto para que possa poupar tanto na máquina de lavar como na de secar.
Máquina de lavar e secar roupa: assim é que vai poupar!
Poupar na máquina de lavar
É verdade que a máquina de lavar roupa está na lista dos equipamentos mais gastadores que temos na cozinha. No entanto é possível fazermos um simples ajuste que tem um grande impacto naquilo que poupamos na luz.
De facto, em alguns casos podemos estar mesmo a falar de poupanças significativas. Dito isto, a primeira coisa que temos de fazer é realizar um pequeno ajuste na temperatura da máquina.
Muitas vezes, há a crença comum de que, para que as roupas fiquem devidamente limpas, elas precisam de ser lavadas a uma temperatura superior a 40 graus.
No entanto, as máquinas de lavar roupa modernas, bem como as cápsulas de detergente atuais podem funcionar maravilhosamente a temperaturas mais baixas. Assim se optarmos por lavar a temperaturas mais baixas as lavagens podem ser enormes.
As poupanças podem ser muito significativas!
A melhor forma de lhe explicarmos quanto pode poupar é colocarmos esta questão em percentagens. Ora de acordo com os especialistas passar de uma lavagem de 40 graus para 30 ajuda a poupar cerca de 38% de energia. É realmente muito. No entanto ainda podemos poupar mais. Assim se passarmos dos 40% para os 20 conseguimos poupar 62% num ano.
Lavar a temperaturas mais baixas tem outras vantagens
Para além de poupar algum dinheiro, isto pode tornar o processo de lavagem um pouco mais fácil. Tudo porque não temos de nos preocupar tanto em separar todas as cores.
De facto, muitas tintas e pigmentos que existem nos tecidos normalmente só começam a sair a temperaturas mais elevadas. Assim até podemos garantir que a roupa dura mais. Quanto às nódoas o poder dos detergentes atuais trata disso.
Entretanto os enxaguamentos são outra forma de se gastar bastante electricidade. Na maioria das coisas e se estivermos a falar das roupas que utilizamos no dia a dia, podemos reduzir o número para dois. Isto também vai ajudar a poupar na conta da luz.
Poupar na máquina de secar
Verifique o filtro
De acordo com os profissionais, o filtro é uma parte muito importante da secadora. E como tal devemos dar-lhe a devida atenção. Idealmente deverá limpá-lo depois de cada carga. Claro que isto depende do tipo de roupa.
Carregar demasiado a máquina
Encontrar o equilíbrio ao carregar uma máquina de secar roupa é uma luta que a maioria das pessoas enfrenta. Por um lado, se colocarmos apenas algumas coisas para secar, então não estamos a ser eficientes em termos energéticos. No entanto, embora isto tenha impacto na conta da luz, não prejudicará realmente a máquina de secar roupa. No entanto, sobrecarregar a máquina de secar roupa é bem mais perigoso. Também não será eficiente em termos energéticos e ainda pode causar danos.
Enquanto muitos não se importam de colocar todos os artigos na máquina de secar roupa, mesmo que seja apenas num ciclo mais curto e mais frio, os especialistas sugerem que se deve evitar isto.
Atenção às misturas de roupa
De facto, roupas como sutiãs e outras do género podem facilmente ficar danificadas. O mesmo com fatos de banho de alguns materiais. Assim para roupas deste género é boa ideia evitar completamente a secadora.
Mas há mais. Por exemplo, misturar roupa de algodão com nylon espesso vai ter uma carga muito desequilibrada e no final do ciclo certas coisas ainda podem estar molhadas enquanto outras estarão quentes ao toque. Por isso tente evitar grandes misturas.
Não termine um ciclo antes do tempo
As secadoras de roupa podem ficar muito quentes, por isso, se não deixarmos um ciclo terminar e não se completar o arrefecimento, a roupa pode sair com altas temperaturas. Dito isto, acessórios metálicos como botões e fechos podem até causar queimaduras.
Passar logo a roupa da máquina de lavar para a secadora
Muitas pessoas cometem o erro de tirar as roupas diretamente da máquina de lavar e depois colocá-las na máquina de secar.
Mas os especialistas avisam que este é um “grande erro” porque se as roupas não estiverem todas emaranhadas, a secadora terá de trabalhar muito mais para as secar.
E acrescentam: “Isto vai custar tempo e energia, o que significa faturas de energia mais elevadas e também aumenta o risco de danos tanto na secadora como na própria roupa.”
Em vez disso, antes de colocar a roupa na secadora, separe tudo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!