Não é novidade para ninguém que meter as mãos numa nova placa gráfica não está mesmo nada fácil… Contudo, apesar dos anúncios da NVIDIA e AMD a afirmar que o stock irá melhorar antes do Natal, com alguma normalidade já no início do próximo ano, novas informações apontam para um cenário ainda mais negro.
Ou seja, se por ventura quer uma placa gráfica novinha em folha, aos preços normais, tem muito que esperar.
Mais problemas para o mundo das placas gráficas? Não há memória!
Portanto, o stock de placas gráficas não está a ser limitado apenas pelo ritmo de produção da TSMC (caso da AMD) e Samsung (caso da NVIDIA). Alguns componentes essenciais também estão em falta, como a memória GDDR6 e GDDR6X. Por isso, é bem provável que a escassez de placa dure até ao segundo trimestre de 2021.
Afinal de contas, segundo algumas fontes dentro das cadeias de distribuição, ainda vamos ter de esperar algumas semanas até os ‘pãezinhos’ comecem a sair do forno a uma maior velocidade. Com alguns especialistas a apontar para Fevereiro, que é basicamente a altura em que a produção de memória deverá voltar ao normal. O problema dito tudo, é que dizer que a produção volta ao normal em Fevereiro, não significa que as placas cheguem ao mercado logo nesse exato mês. As coisas ainda vão demorar mais algumas semanas, daí as previsões para Março~Abril. (Fim do primeiro trimestre ou início do segundo.)
Até lá, tanto a AMD como a NVIDIA deverão anunciar novos modelos, como uma RX 6700 XT por parte da gigante vermelha, e novas RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti por parte da gigante verde. A guerra das placas está bem viva, agora resta esperar pelo stock!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!