Mais performance a jogar PS3 no PC? Vai ter de apostar na AMD

A PlayStation 3 é um dos sistemas de jogos mais curiosos da história do mundo das consolas, ao ser ainda, nos dias que correm, um dos sistemas com maior dificuldade de emulação! Tudo graças à enorme complexidade do afamado processador Cell. Aliás, mesmo nos tempos da Sony PlayStation 3, o que não faltou foram estúdios a queixarem-se do nível de complexidade, comparativamente à consola da Microsoft, a Xbox 360. (Isto acabou por resultar numa diferença de performance muito significativa entre a PS3 e Xbox 360, no mundo dos jogos multiplataforma. Queria jogar FIFA, ou Call of Duty? Ficava quase sempre mais bem servido na Xbox!)

Pois bem, os anos passaram, e muita desta complexidade ainda se mantém, sendo exatamente por isso que nem a Sony quis desenvolver um emulador PS3 para a sua muito recente PS5, de forma a preparar-se para a chegada do novo PlayStation Plus. Em paralelo, também é por isto, que apenas existe um emulador digno desse nome para a velha consola da gigante Japonesa. O RPCS3.

Um emulador que verdade seja dita, está a ficar cada vez melhor, e ao que tudo indica, num futuro muito próximo, vai quase obrigar ao uso de processadores AMD. Sabe porquê?

Quer ter mais performance a jogar PS3 no PC? Vai ter de apostar na AMD

Portanto, um dos developers principais do projeto RPCS3, decidiu fazer uma publicação acerca da presença do padrão AVX-512, nos processadores modernos, demonstrando várias das vantagens, relativamente ao velho padrão AVX2. Se quiser ler a publicação, na integra, clique aqui.

Qual é a diferença de performance? Bem, segundo a publicação, estamos a falar de um aumento de FPS à volta dos 30%, algo que foi demonstrado a partir do jogo God of War 3.

Então… Mas porquê AMD? Não é possível ter este ‘boost’ com um processador Intel?

Bem, a Intel decidiu remover o suporte a AVX-512 na sua geração de processadores Alder Lake (Core 12000). Uma decisão que deverá ser mantida na próxima geração, com data de lançamento marcada para o final de 2022.

Entretanto, por sua vez, a AMD já confirmou que vai apostar no suporte à tecnologia com os Ryzen 7000 baseados na arquitetura Zen 4, e claro, se faz parte da arquitetura Zen 4, é muito provável que também faça parte das seguintes.

Em suma, obviamente que isto não significa que não vá conseguir emular jogos PS3, através do RPCS3, numa máquina Intel. Mas, claro está, se um dos seus objetivos é esse, fará sempre mais sentido optar por um processador AMD, por ter este significativo aumento de performance, logo por defeito.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã do emulador? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também